Já fez LIKE no TVI Notícias?

Faltas no ensino básico podem reter aluno

Relacionados

Nova proposta do PS apresenta nova situação para alunos com excessos de faltas

Os alunos do ensino básico com excesso de faltas sem aproveitamento na prova de recuperação poderão ficar retidos no respectivo ano de escolaridade se o conselho pedagógico da escola assim o decidir, segundo uma proposta do PS apresentada esta quarta-feira, informa a agência Lusa.

Durante a votação na especialidade do Estatuto do Aluno na Comissão Parlamentar de Educação, a maioria socialista apresentou uma proposta de alteração ao artigo referente às provas de recuperação para os alunos com excesso de faltas, tendo em vista a definição das consequências para os estudantes em caso de reprovação.

PUB

Assim, «tendo em conta a natureza e a justificação das faltas dadas, o período lectivo em que ocorreu a prova e os resultados dos alunos nas restantes disciplinas», poderá o conselho pedagógico optar pela realização de nova prova e o cumprimento de um plano de trabalho acrescido, pela retenção do aluno no caso de este estar a cumprir a escolaridade obrigatória ou, no caso do secundário, a exclusão do estudante na disciplina em que não obteve aprovação naquela prova.

A votação na especialidade do Estatuto do Aluno terminará terça-feira, estando a votação final global no hemiciclo agendada para 08 de Novembro.

Recorde-se que o novo Estatuto do Aluno extingue o conceito de faltas injustificadas, passando a existir apenas faltas e excesso grave de faltas. Há excesso grave de faltas no 1º ciclo quando o aluno falta três semanas e nos restantes quando ultrapassa em faltas três vezes o nº de horas semanais por disciplina.

PUB

Relacionados

Últimas