Já fez LIKE no TVI Notícias?

A2, «campeã em contramão»

Relacionados

Em dois anos foi a estrada com mais ocorrências. Menos casos em 2007

A auto-estrada que liga Lisboa ao Algarve é a via do país que registou mais casos de veículos a circular em contramão nos últimos dois anos. Em 2006 e 2007, a Brigada de Trânsito detectou sete carros e uma mota a guiarem ao contrário. No total, foram registados 64 veículos em sentido oposto e três mortes.

A A2 é uma das estradas do país mais movimentadas, no entanto, não será essa a razão que a leva a ser a via com mais acidentes em contramão. «Também a A1 tem muito movimento», explica a BT, que não encontra nenhuma razão, para além da «coincidência», para este «recorde».

PUB

Em 2006, a A2 registou cinco casos de contramão, um deles protagonizado por uma mota e outro chegou a envolver cinco veículos. Já no ano passado, o número de carros em contramão, nesta estrada, foi de três. No raking das estradas com mais casos de contramão, nos últimos dois anos, está a A25 que liga Aveiro a Vilar Formoso, com sete casos, a A23, que liga Guarda a Torres Novas, com cinco casos, assim como a A1.

Em 2007, os casos de contramão diminuíram em relação ao ano anterior. Em 2006, a BT detectou 35 veículos ao contrário e no ano passado 29. O número de mortos também desceu. De dois para um e os feridos ligeiros também foram menos, de oito para seis. Só o registo de feridos graves subiu em 2007 com mais um caso.

A condução sob o efeito do álcool em contramão também decresceu no ano passado. Enquanto que em 2006 foram detectados seis casos de condutores com álcool no sangue, no ano seguinte o número desceu para as cinco ocorrências.

Mês negro

Em 2006, o maior número de casos ocorreu em Agosto e Novembro, com cinco ocorrências. No ano passado, Abril contabilizou quatro registos, mas Dezembro de 2007 bateu todos os recordes com a Brigada de Trânsito a dar conta de oito veículos em contramão. Não houve feridos ou mortos em nenhum dos casos.

Já nos últimos dois anos, três pessoas morreram em acidentes por contramão. Março e Novembro de 2006 e Abril de 2007 foram os meses trágicos. Os acidentes fizeram também três feridos graves e 14 ligeiros.

PUB

Relacionados

Últimas