Já fez LIKE no TVI Notícias?

Playstation pode ajudar a perder peso?

Relacionados

Estudo português tenta motivar adolescentes a praticar mais exercício

Os vídeo-jogos, antigamente vistos como os maiores inimigos da prática da actividade física, evoluíram e estão agora dispostos a responder a um problema crescente das sociedades ocidentais: a obesidade. Esta foi a premissa lançada pelo estudo intitulado «Impacto dos vídeo-jogos com a tecnologia Matching Motion na actividade física de adolescentes obesos».

Na análise entraram quinze pessoas com necessidade de aumentar a sua actividade física, mas que não tinham vontade de sair à rua para praticar exercício. Aceitaram testar o «Eye-Toy», dispositivo da Playstation com tecnologia «Matching Motion», que possibilita uma maior movimentação.

PUB

«Joguem», foi tudo o que os investigadores lhes disseram

Quinze adolescentes, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos, que frequentavam a consulta de Obesidade Adolescente do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, foram os escolhidos para o estudo. António Palmeira, Coordenador do centro de Exercício e Saúde da Universidade Lusófona e responsável pelo estudo, justificou ao PortugalDiário o critério de selecção:

«O número de participantes era reduzido porque só os adolescentes que fossem recomendados pelo Hospital Santa Maria é que podiam participar no estudo. Assim, podíamos ter a certeza que esta era a população mais necessitada. Percebemos que a forma como estes jovens gostavam mais de passar o seu tempo era em frente ao computador, a jogar, ou a ver televisão».

«A ideia do Eye-Toy foi uma solução para tentar pôr estes jovens a mexerem-se por vontade própria», acrescentou. Cada um destes adolescentes pôde ter uma Playstation em casa durante um mês, sem qualquer condição, para que estes se pudessem sentir livres de jogar quando quisessem».

PUB

Perca calórica elevada

A diminuição do sedentarismo foi-se registando ao longo das semanas e o resultado foi uma perca calórica de 30 por cento comparativamente ao que era registado antes dos participantes começarem a ter acesso ao jogo, ainda que o seu interesse também fosse diminuindo com o tempo.

«A perda de peso nesta idade é difícil de verificar porque é nesta altura da adolescência que se dão as maiores transformações no corpo», afirmou António Palmeira, frisando, porém que «o objectivo inicial era que estes jovens começassem a praticar mais actividade física, e esse foi cumprido».

«Pretendemos continuar o estudo para, efectivamente, podermos analisar qual a perda de massa gorda destes jovens, mas também queremos verificar se estes jogos aumentam o interesse sobre a prática de actividades físicas e mais tarde perceber quais podem ser os efeitos na personalidade destes adolescentes», concluiu.

PUB

Relacionados

Últimas