Já fez LIKE no TVI Notícias?

Exames: Português do 12º marca arranque da segunda fase

Relacionados

Prova marcada para esta sexta-feira

A segunda fase dos exames do Ensino Secundário começa na sexta-feira, com a prova de Português do 12.º ano, uma das que registaram piores resultados na primeira fase e da qual os professores esperam muitos recursos. Nesta prova, 80 por cento dos alunos não souberam indicar o sujeito de uma frase, segundo a presidente da Associação de Professores de Português, Edviges Antunes Ferreira. Também na identificação de uma oração, a mesma percentagem de alunos falhou a resposta.

A taxa de reprovação a Português, na primeira fase dos exames nacionais, passou de seis por cento para 10 por cento. Em 68 409 provas, registaram-se 37 685 negativas. A média dos 49 912 alunos internos baixou de 11 valores para 9,6, enquanto a total passou de 10,1 para 8,9.

PUB

Esta é uma das quatro disciplinas em que os alunos internos apresentam média nacional negativa e a que registou um maior número de inscrições (78 159 alunos) na primeira fase.

Os alunos que se inscreveram na primeira fase e faltaram ou reprovaram nas provas encontram-se automaticamente inscritos na segunda fase, segundo informação do Ministério da Educação. Quem tiver pedido a reapreciação da prova da primeira fase conhece os resultados a 19 de Agosto, enquanto as classificações dos recursos da segunda fase são afixados a 08 de Setembro. Os alunos que não fiquem convencidos com estes resultados ainda podem reclamar junto do Júri Nacional de Exames (JNE).

Antes de avançar para a reapreciação da prova, o aluno tem de pedir uma cópia, nos dois dias úteis seguintes à publicação da classificação. A escola tem outros dois dias para facultar o documento, juntamente com o enunciado e os critérios de correção. Se, após consultar a prova, o aluno quiser pedir a reapreciação, tem de entregar na escola um requerimento, nos dois dias subsequentes, acompanhado da «alegação justificativa» e de 15 euros. O dinheiro ser-lhe-á restituído se a classificação for superior à inicial.

A reapreciação da prova é assegurada por um professor relator, designado pelo JNE, não envolvido no processo de classificação inicial. Os alunos podem ficar com uma nota mais baixa do que a inicial.

Os alunos podem repetir as provas na segunda fase, independentemente de terem solicitado ou não a reapreciação, para melhoria de nota, contando esta última classificação apenas para a segunda fase de acesso ao Ensino Superior.

PUB

Relacionados

Últimas