Já fez LIKE no TVI Notícias?

Teatro de rua enche Santa Maria da Feira

Relacionados

Festival «Imaginarium» reúne companhias nacionais e estrangeiras

O «Imaginarius», Festival Internacional de teatro de rua de Santa Maria Da Feira, está de volta às ruas da cidade para a sua sétima edição numa mostra única de teatro e arte.

Para o cartaz de 2007, que se iniciou esta quinta-feira e termina a 19 de Maio, o certame propõe quatro produções próprias, «Donzela», «Teatro e Matrimónio», «Market Platz 2», «O Canto das Sirenes encontra o Fado», e «Parque das Árvores Queimadas», uma criação da Associação «Sete Sóis Sete Luas».

PUB

«Donzela», da artista portuguesa Joana Vasconcelos, que estará exposta na Bienal de arte de Veneza após o certame, tenta estabelecer uma relação mais próxima com o território e com a comunidade de Santa Maria da Feira.

O projecto «Teatro e Matrimónio», o qual obteve apoio da Comunidade Europeia, faz um percurso pela instituição do matrimónio mostrando, através da arte dramática, os assuntos relacionados com o casamento.

«Parque das Árvores Queimadas» é a proposta da Associação «Sete Sóis Sete Luas», realizada pelo artista brasileiro Zenildo Barreto o espectáculo tenta fomentar consciências para a sensibilização do problema dos incêndios em Portugal.

Já a companhia «Cacahuète» analisa o universo do consumismo e os seus motivos, num espectáculo inédito e diferente apelidado de «Market Platz 2». «O Canto das Sereias» é outra das criações em destaque, num espectáculo que apela para os problemas da sociedade actual, para o individualismo exacerbado e para a necessidade de nos relacionarmos uns com os outros.

PUB

Uma das iniciativas mais esperadas para este ano é um gigantesco evento que inclui um desfile de noivas, uma das componentes da Parada «Teatro e Matrimónio», que inclui um desfile de casais de noivos provenientes de várias regiões europeias e mediterrânicas, vestidos com seus fatos tradicionais, sendo acompanhados pelos seus próprios rituais de música e dança.

A iniciativa vai acolher, ainda, acções de formação das quais sobressaem o ateliê de Pippo Delbono e o dos irmãos Colombaioni, palhaços escolhidos por Federico Fellini para os seus filmes e que vão dar a conhecer ao público português os segredos do mundo mágico do circo.

Várias outras iniciativas irão visitar o festival «Imaginarium», entre as quais uma co-produção nacional da FIAR/O Bando, que se apresenta pela primeira vez no Festival de Santa Maria da Feira, assim como a companhia Doedel, que retrata a realidade artística holandesa e a jovem companhia espanhola, Teatro de la Saca fazem também as suas estreias a nível nacional.

PUB

Relacionados

Últimas