Já fez LIKE no TVI Notícias?

China: Portugal envia ajuda para vítimas do sismo

Relacionados

Serão enviadas tendas, esteiras, cobertores, kits de cozinha, de higiene e rações de combate

O governo português vai enviar material de ajuda para as vítimas do sismo, na China, considerado o mais devastador a atingir o país nos últimos 30 anos, anunciou esta sexta-feira a Autoridade Nacional de Protecção Civil à agência Lusa.

O auxílio do governo português, prestado através da Reserva de Emergência da Autoridade Nacional de Protecção Civil, incluirá 60 tendas, 400 esteiras, 800 cobertores, 150 kits de cozinha, 400 kits de higiene e 1.500 rações de combate.

PUB

A carga partirá esta sexta-feira às 15h e será transportada por via terrestre em camiões TIR até Amesterdão, seguindo depois de avião até Chengdu, capital da província de Sichuan.

A operação está a ser coordenada com o Mecanismo Comunitário de Protecção Civil no âmbito do qual vários Estados membros têm prestado assistência.

O sismo de 12 de Maio na China provocou 55.239 mortos confirmados e 24.949 desaparecidos só na província de Sichuan, a mais afectada, anunciou o vice-governador Li Chengyun. Com uma magnitude de 8 na escala de Richter, o sismo provocou igualmente 281.066 feridos e mais de 5,4 milhões de sem abrigo na província de Sichuan, indicou Li, durante uma conferência de imprensa em Pequim.

Perto de 5,5 milhões de edifícios ruíram, cerca de 5,9 milhões ficaram danificados na província, onde 5,4 milhões de pessoas estão sem abrigo, reforçou Li Chengyun.

PUB

Relacionados

Últimas