Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fecho de ATL deixa Gabriel sozinho em casa

Relacionados

Espaço está em risco de fechar devido à redução do financiamento público

Alheio às dificuldades da mãe imigrante, Gabriel, de 11 anos, ocupa as tardes no ATL da paróquia, agora em risco de encerrar. Sem outros apoios, restará ao menino ficar sozinho em casa, enquanto a mãe luta para arranjar um terceiro emprego, escreve a Lusa.

Deixou o Brasil há sete anos, mas em Portugal a vida não tem sido fácil. Cristiane é porteira e empregada de limpezas, mas os dois trabalhos não são suficientes para «cobrir as despesas do mês». Quando conseguir o desejado terceiro emprego, poucas vão ser as horas que vai passar em casa.

PUB

Crianças têm aulas em casa mortuária

Autarquia admite suspender ATL na casa mortuária

Para cuidar do filho único, a imigrante de 37 anos esperava continuar a contar com o apoio do Centro Social Paroquial da Penha de França, em Lisboa, mas o espaço é um dos cerca de mil centros de Actividades de Tempos Livres (ATL) que estão em risco de fechar portas devido à redução do financiamento público.

O «futuro incerto» da instituição é também o da sua família: se o ATL deixar de existir, o Gabriel terá de ficar sozinho em casa durante a tarde, depois da escola fechar.

«Moramos no último andar, com acesso ao telhado e se o ATL fechar ele vai ter de ficar lá sozinho até eu chegar. Tenho muito medo e nem consigo imaginar como será», conta Cristiane.

A escola do primeiro ciclo da zona cumpriu o prolongamento de horário determinado há dois anos pelo Governo e todos os dias oferece actividades de enriquecimento curricular até às 17h30. O problema é que a essa hora poucos são os pais que estão disponíveis para ir buscar as crianças.

Por isso, à semelhança de Cristiane, a maior parte dos encarregados de educação prefere continuar a pagar ao Centro Paroquial para manter os filhos no ATL, que funciona até às 20h00, em vez de os inscrever nas actividades da escola, disponibilizadas gratuitamente.

A funcionar há cerca de 40 anos, o ATL é frequentado actualmente por mais de 150 meninos da primária, que todos os dias às 15h00 trocam a escola pelo Centro Paroquial da Penha de França, onde têm actividades como Música e Inglês, além de muita brincadeira.

PUB

Relacionados

Últimas