Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sindicato de Chefes da PSP «não se opõe» a adesão à greve

Relacionados

Protesto é considerado como «legal»

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP (SNCC/PSP) anunciou este domingo que não se opõe a que os seus associados, delegados e dirigentes façam greve, protesto que considera «legal», noticia a Lusa.

«Relativamente ao pré-aviso de greve difundido pelo Sinapol e na sequência das inúmeras questões que nos têm sido endossadas pelos nossos associados chefes em geral, pretendemos clarificar que não nos opomos a que os nossos associados, delegados e dirigentes se associem a essa forma de protesto, entendendo-a tão legal como qualquer outra», refere o SNCC/PSP num comunicado divulgado após uma reunião da assembleia geral.

PUB

O Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) convocou uma greve para 19 e 20 de Novembro, coincidindo com a Cimeira da NATO, e vai aderir à greve geral de 24 de Novembro.

Na sequência do pré-aviso de greve e «posteriores declarações» à comunicação social, a Direcção Nacional da PSP instaurou um processo disciplinar e «a suspensão preventiva» da Polícia ao presidente do Sinapol.

No comunicado, cujas primeira letras dos cinco parágrafos formam a palavra greve, o Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP manifesta o «apoio incondicional à estrutura directiva do SINAPOL», designadamente ao presidente «pela coragem e pela labuta incessante no interesse dos profissionais da PSP».

Segundo a Direcção Nacional da PSP, «a lei proíbe de forma inequívoca» o exercício à greve na PSP pelo artigo número 270 da Constituição da República Portuguesa conjugado com o artigo terceiro da lei que regula o exercício da liberdade sindical na PSP (lei 14/2202).

Também o Governo já avisou que não tolerará qualquer greve na PSP por considerar que colocaria em risco a própria autoridade do Estado pelo qual tem obrigação de zelar.

O Sindicato de chefes lamenta ainda que o director nacional da PSP tenha desenhado um estatuto profissional «à medida de uma pequena minoria» e que «insiste em impor consensos sem cedências e sem atender a uma única sugestão».

PUB

Relacionados

Últimas