Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe A: doente de 20 anos melhora

Relacionados

Hospital de Santo André revela que paciente está «clinicamente estável»

Actualizada às 14h30

O Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, informou que a jovem de 20 anos internada com gripe A melhorou de madrugada e está «clinicamente estável».

PUB

Em comunicado, a instituição diz que a paciente «evoluiu favoravelmente durante as últimas horas», mantendo-se «com suporte ventilatório».

A jovem está internada na Unidade de Cuidados Intensivos desde terça-feira, tendo a confirmação da infecção pelo vírus H1N1 sido feita ao início da manhã de sexta-feira.

«A jovem veio transferida do Centro Hospitalar do Oeste

Norte, nas Caldas da Rainha, onde tinha dado entrada no dia 7 de Agosto», lê-se no comunicado.

Jovem tem asma brônquica

Segundo o HSA, a jovem tem um historial clínico de asma brônquica e que estes antecentes contribuíram para as complicações que advieram da infecção com o vírus H1N1, originando uma pneumonia vírica.

Segundo João Pina, médico anestesista e intensivista do HSA, a doente, que tem um índice de massa corporal acima dos 35, deu entrada esta terça-feira no HSA, com «insuficiência respiratória» e com um quadro clínico que se «veio a agravar», obrigando a um «suporte ventilatório mais agressivo», chegando mesmo a necessitar de «suporte cardio-respiratório».

PUB

Face às suspeitas de infecção com o vírus da gripe A, a jovem foi colocada num quarto isolado e iniciou o tratamento com Tamiflu, tendo o HSA pedido aos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) confirmação do diagnóstico.

«Houve melhorias ao segundo dia de tratamento e a jovem deixou de necessitar do suporte cardio-respiratório, mantendo a ventilação assistida», esclareceu João Pina.

«Ajustámos a dose, tendo em conta o peso da doente. A jovem ainda se encontra em estado crítico, mas estável, apresentando ainda alguma febre», revelou ainda o médico, acrescentando que a equipa médica está atenta a «riscos de complicações», provocados por «infecções hospitalares».

Linha 24 aconselhou antipiréticos

Segundo o médico, a jovem começou a sentir os sintomas a 3 de Agosto, dia em que ligou para a Linha Saúde 24 que a aconselhou a «tomar antipiréticos». Como não melhorou, a jovem deslocou-se ao médico de família que lhe «prescreveu antibióticos e antipiréticos».

No entanto, o estado clínico da jovem continuou a piorar, sendo que no dia 7 de Agosto dirigiu-se ao Centro Hospitalar do Oeste Norte, tenho sido transferida para o HSA por necessitar de ventilação.

João Pina revelou que a jovem não foi transferida para Lisboa por falta de vagas e que o transporte para os HUC desaconselhado devido ao estado crítico da paciente, acrescentando que se desconhece em que situação a jovem terá contraído o vírus, uma vez que não saiu de Portugal.

PUB

Relacionados

Últimas