Já fez LIKE no TVI Notícias?

Anadia acredita que «ministro vai mudar de opinião»

Relacionados

Presidente da Câmara acusa Correia de Campos de apresentar «falsidades»

O encerramento da urgência do Hospital de José Luciano de Castro promete continuar a dar que falar, com o presidente da Câmara de Anadia a insistir na estratégia de combate e defesa de um serviço que considera vital para a sua população. Desta forma, acredita que Correia de Campos «ainda vai mudar de opinião».

Em conferência de imprensa, Litério Marques aproveitou para voltar a atacar o ministro da Saúde, acusando-o de estar a falsear dados para justificar a sua decisão. Isto surge depois da fundamentação apresentada pelo Ministério da Saúde junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu, onde a Câmara de Anadia havia interposto uma providência cautelar para suspender o encerramento do serviço de urgência do Hospital.

PUB

A providência cautelar foi aceite com «carácter de urgência» por um juiz no dia 30, um domingo à noite, mas Correia de Campos respondeu com igual agilidade, usando o recurso de utilidade pública para poder encerrar os serviços no dia 2 de Janeiro, como estava previsto.

O ministro fundamentou o despacho que determinou o encerramento alegando existir um perigo objectivo que não pode ser ignorado pela falta de condições, transmitindo uma falsa sensação de segurança às populações. «A fundamentação do despacho enviada ao Tribunal é falsa e toda a gente reconhece o serviço prestado no Hospital de Anadia, que, se não tivesse qualidade, não era certificado internacionalmente», afirmou Litério Marques.

Neste sentido, o autarca passa para o ataque cerrado, sempre coadjuvado pela jurista Fátima Dourado, que lhe ia segredando leis e frases sempre que faltava a argumentação ao líder. Em tom meramente político, acusou o ministro de dar «a falsa imagem de um hospital degradado e sem meios». «Temos em Anadia 150 profissionais com curso avançado de suporte de vida e equipamentos de topo que custaram milhões de euros», vincou, lembrando que as instalações renovadas foram inauguradas «há pouco mais de dois anos».

PUB

Uma luta para continuar

Os tribunais vão continuar a tramitação legal na providência cautelar apresentada em Viseu, mas «a luta vai continuar», estando já prevista uma manifestação para esta quarta-feira à noite junto ao hospital. No sábado é a vez do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, visitar a cidade para se solidarizar com a população.

«Não estou a fazer política partidária contra o ministro. Eu quero lá o ministro e o governo, porque, para mim, a estabilidade governativa é essencial ao país, e não é por sermos do PSD que estamos aqui. Estamos todos juntos nesta luta justa, sem constrangimentos partidários, incluindo os vereadores e deputados municipais do PS, porque Anadia não troca o que tem bom pelo incerto», disse o líder camarário

Conhecendo a forma de estar de Correia de Campos, Litério Marques diz não acreditar em promessas, mas ainda acha que «o ministro vai mudar de opinião». Nesse sentido, já o convidou pessoalmente para ir a Anadia conhecer a situação no terreno.

PUB

Relacionados

Últimas