Já fez LIKE no TVI Notícias?

Falso inspector do SEF burlava imigrantes

Relacionados

Suspeito foi detido terça-feira e é suspeito de burla qualificada, ameaça, coação e auxílio à imigração ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve na terça-feira, em Lisboa, um homem por burla qualificada, ameaça, coação e auxílio à imigração ilegal, que se fazia passar por inspector desta autoridade para burlar cidadãos estrangeiros, escreve a Lusa.

O suspeito, de 35 anos, escolhia as vítimas entre a comunidade imigrante, de forma aleatória.

PUB

Às vítimas, maioritariamente cidadãos que residiam no país em situação precária ou ilegal, garantia aquisição de nacionalidade portuguesa ou uma legalização rápida, levando-as a acreditar que era um inspector do SEF.

«Chegava mesmo a convencer as suas vítimas, já titulares de autorização de residência portuguesa, a não renovar este documento, levando-as junto dos serviços oficiais para procedimentos de obtenção de cartão de cidadão nacional, sabendo que tal não era possível», refere o SEF, salientando que «as vítimas só davam pela burla quando mais tarde eram informados oficialmente de que não tinham esse direito».

O arguido cobrava centenas de euros a cada vítima, estimando-se que poderá ter burlado algumas centenas de pessoas.

Quando enfrentava suspeitas por parte dos prejudicados, «reagia com intimidações e ameaças de processos de expulsão e/ou de violência».

O detido, que não exercia qualquer actividade profissional há mais de dois anos, ficou em prisão preventiva, mas a investigação deste caso prossegue, coordenada pelo Ministério público da Comarca de Cascais.

PUB

Relacionados

Últimas