Já fez LIKE no TVI Notícias?

Imigrantes pedem celeridade na legalização em Portugal

Relacionados

Associação Solidariedade Imigrante quer alteração das políticas de imigração que fomentam «o alargamento do trabalho ilegal»

Mais de duas centenas de imigrantes exigiram hoje ao Governo a celeridade da sua legalização em território nacional e a alteração das políticas de imigração que fomentam «o alargamento do trabalho ilegal».

«As políticas de imigração como estão concebidas privilegiam o alargamento do trabalho ilegal, porque efectivamente assiste-se a um fenómeno de pescadinha de rabo na boca: para legalizar a sua situação o imigrante precisa de ter um contrato de trabalho, mas para trabalhar o imigrante precisa de ter um documento», denunciou à agência Lusa Timóteo Macedo da associação Solidariedade Imigrante.

PUB

As principais queixas dos imigrantes em Portugal prendem-se com a burocracia e a morosidade «no que toca a terem acesso às suas ferramentas elementares, porque não basta pedir só deveres, é preciso dar direitos e esses o Governo não está a respeitá-los e não está a dá-los».

Timóteo Macedo, que falava em nome dos imigrantes presentes num plenário que esta tarde se realizou em Lisboa, referiu que estes exigem «ser respeitados, acabando com a postura da submissão».

«Querem solicitar ao Governo que o reagrupamento familiar e a sua legalização em território nacional sejam encarados de uma forma séria e célere para que as pessoas em situação irregular com ou sem visto de Schengen tenham direito a ter a sua vida estabilizada em Portugal», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas