Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais de metade dos ilegais é brasileiro

Relacionados

Cidadãos do Brasil são também os que mais se candidatam a vistos em Portugal

Os cidadãos brasileiros estão no topo da imigração ilegal em Portugal, de acordo com um relatório de Segurança Interna citado esta manhã pela Antena 1.

O ano passado foram apanhados em situação ilegal no nosso país quase quatro mil cidadãos, mais 1,5 por cento face a 2006. De acordo com o relatório, o Brasil está no topo da lista com quase 2.800 casos de imigração ilegal, seguido da Ucrânia, da China, da Índia, de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.

PUB

O Serviço de Estrangeiros de Fronteiras (SEF) efectuou nas fronteiras aéreas, terrestres e marítimas, em colaboração com outras polícias, quase 6.800 operações de fiscalização, mais 82,4 por cento em relação a 2006.

Em 2007, o SEF recusou quase quatro mil entradas. Os brasileiros são quem mais vê barrada a entrada em Portugal. Os motivos de recusa principais são três: falta de justificação para entrada no país, ausência de vistos ou documentos caducados e documentos falsos. No caso da falsificação de documentos verificou-se um aumento de 26 por cento face a 2006.

No mesmo ano, o SEF iniciou 2.500 processos de expulsão de imigrantes ilegais. Na sua maioria brasileiros, foram expulsos de Portugal 715 cidadãos estrangeiros em situação ilegal.

Ainda de acordo com o mesmo relatório, os brasileiros lideram o número de imigrantes legais em Portugal. Em 2007, foram pedidos no SEF 5.500 vistos, a maioria por cidadãos do Brasil.

PUB

Relacionados

Últimas