Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cem novas escolas inauguradas a 5 de Outubro

Relacionados

Primeiro-ministro afirma que é resultado de investimentos feitos há três anos

O primeiro-ministro salientou que a inauguração de 100 novas escolas a 05 de Outubro é resultado de investimentos feitos há três anos, num discurso em que colocou em contraste a I República e o Estado Novo, avança a agência Lusa.

José Sócrates falava numa cerimónia em Loures, após visitar o centro de acolhimento integrado (com um centro de dia para idosos e serviços diversos) e de ter inaugurado num espaço anexo uma nova creche.

PUB

Tendo à sua volta o presidente da Câmara de Loures, Carlos Teixeira, as ministras da Educação, Isabel Alçada, e do Trabalho, Helena André, o líder do executivo referiu-se à já anunciada inauguração de 100 novas escolas a 05 de Outubro, quando se celebrarem cem anos da revolução republicana.

«Para se inaugurarem cem novas escolas públicas, nada se pode decidir num mês. Isto significa um esforço que fizemos há três anos atrás, que começa agora a ter resultados», disse.

Para José Sócrates, «não há melhor forma de honrar o espírito republicano, com o seu ideal de instrução pública, do que fazer um investimento na escola pública».

«É importante honrar a República, mas também honrar a democracia, que pretende salvaguardar a igualdade entre todos perante a lei, mas também garantir a igualdade de oportunidades», disse.

No plano político, José Sócrates centrou o seu discurso no objectivo da igualdade de oportunidades e no ideal republicano de educação.

«Sou de uma geração que sabe o que era a educação no tempo do Estado Novo: uma educação para alguns, para os ricos, enquanto outros ficavam para trás. Nós queremos educação para todos», frisou.

As comemorações vão decorrer entre 29 de Setembro e 5 de Outubro.

«Estas comemorações têm o centro em Lisboa, mas têm uma dimensão nacional. Vão acontecer eventos um pouco por todo o país. Há uma grande diversidade de iniciativas, portanto não vamos ter apenas a cerimónia solene, teremos acontecimentos culturais, desportivos, recreativos, lúdicos, que estão abertos à participação das pessoas», disse o ministro da presidência, Pedro Silva Pereira.

PUB

Relacionados

Últimas