Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sismo: MNE japonês diz que não há vítimas portuguesas

Relacionados

Governo português já conseguiu contactar 100 portugueses e estão todos bem

Actualizada às 17:38

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) do Japão informou que não há registo de vítimas portuguesas na sequência do terramoto e do tsunami que atingiram, esta sexta-feira, o país, avança fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, António Braga. «De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês e segundo informações que estão a receber das províncias, não há registo de vítimas portuguesas», sublinhou a mesma fonte.

PUB

O Governo português já conseguiu, entretanto, contactar 100 portugueses no Japão, um dos quais em Sendai, a zona mais atingida pelo sismo , e estão todos bem.

«Dos quatro portugueses que estão na zona mais afectada, uma senhora já foi contactada e está bem. Estamos a tentar por todos os meios contactar os outros três», disse fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, em declarações à Lusa.

A mesma fonte disse ainda que «segundo informação veiculada, através da rede europeia, pela embaixada de França no Japão, não haverá notícia de vítimas estrangeiras em Sendai». Entretanto, o Governo já conseguiu contactar cerca de 100 portugueses «directamente, por mail ou por Facebook e estão todos bem».

A mesma fonte disse ainda que o Gabinete de Emergência Consular tem sido contactado por familiares de portugueses em turismo no Japão a solicitar informações. «Dos contactos que foram dados até agora, aqueles que foi possível contactar estão bem», afirmou.

A fonte aproveitou ainda para sublinhar que o «gabinete do secretário de Estado recorda mais uma vez a existência do Registo aos Viajantes». «Está disponível no site www.secomunidades.pt e é um local onde as pessoas se devem registar antes de sair do país porque facilita o contacto em situações como esta», ressalvou.

PUB

Relacionados

Últimas