Já fez LIKE no TVI Notícias?

Face Oculta: Paulo Penedos está a «prestar esclarecimentos»

Relacionados

José Penedos, presidente da REN, esteve a ser interrogado durante o dia, regressando na quinta-feira

(ACTUALIZADA ÀS 19.30)

O presidente da Rede Eléctrica Nacional (REN), José Penedos esteve esta terça-feira a ser ouvido no Juízo de Instrução Criminal de Aveiro, no âmbito do processo «Face Oculta».

PUB

O arguido chegou às nove da manhã e saiu das instalações pelas 17:25. De acordo com fonte judicial, o interrogatório prossegue na quinta-feira à tarde, sendo que a defesa do presidente da REN reservou grande parte do dia a consultar os documentos do processo que lhe estão acessíveis na fase de inquérito.

À entrada e à saída, Penedos, que se fazia acompanhar pelos advogados Galvão Teles e Rui Patrício, preferiu não prestar declarações à comunicação social.

Face Oculta: Paiva Nunes com caução de 25 mil euros

Entretanto, o filho do presidente da REN, Paulo Penedos, está a ser ouvido desde as 13:30 e, segundo o seu advogado, Ricardo Sá Fernandes, o arguido «está a prestar todos os esclarecimentos que lhe são pedidos».

Sá Fernandes falava aos jornalistas, pelas 19:20, numa interrupção para jantar, admitindo que o interrogatório possa terminar até às 23:59, hora limite para se realizarem interrogatórios. «Vamos ver se é possível terminar ainda hoje», referiu o causídico, sublinhando a forma «exemplar» como o juiz tem respeitado os direitos do arguido.

PUB

Mesmo que o interrogatório termine hoje, as medidas de coacção apenas serão conhecidas noutra data.

Face Oculta: Armando Vara promete «esclarecer tudo»

José e Paulo Penedos são suspeitos de integrarem a «rede tentacular» criada pelo empresário das sucatas, Manuel José Godinho, com vista a ser beneficiado nos contratos com empresas participadas pelo Estado, como é o caso da REN.

As vantagens poderiam ser de ordem patrimonial ou não patrimonial e visavam sempre o tráfico de influência junto de titulares de cargos governativos, políticos, com poder de decisão ou com acesso a informação privilegiada.

Godinho deu 270 mil euros a Paulo Penedos

No caso de Paulo Penedos, o Ministério Público acredita que o arguido recebeu contrapartidas patrimoniais de, pelo menos, 270 mil euros, e não patrimoniais para interceder junto do seu pai, presidente da REN, no sentido de beneficiar as empresas de Godinho nos concursos e na adjudicação directa de contratos de prestação de serviços na área de recolha, transporte, armazenagem, triagem, tratamento e eliminação de resíduos produzidos pela REN.

PUB

A investigação acredita que José Penedos estava a par desta situação, que aceitava e até estimulava.

Para quarta-feira à tarde está prevista a audição de Armando Vara, vice-presidente do Millenium BCP, que suspendeu funções na sequência do processo «Face Oculta».

Entretanto, o juiz-presidente da Comarca do Baixo Vouga, Paulo Brandão, negou responsabilidades da comarca na polémica das escutas telefónicas envolvendo José Sócrates.

Questionado pelos jornalistas sobre se a comarca teria extrapolado funções, o juiz considerou que «se alguém extrapolou funções isso não ocorreu aqui na comarca».

«O senhor juiz continua a fazer a sua actividade.

O Ministério Público também está a fazer a sua actividade, no exercício das suas funções. Não creio que tenha resultado daí qualquer prejuízo para a imagem da comarca», sublinhou.

Recorde-se que o Procurador-geral da República anunciou a discordância sobre a existência de indícios contra o primeiro-ministro pelo crime de «atentado contra o Estado de Direito».

PUB

Relacionados

Últimas