Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tribunal julga 11 acusados de assaltos a multibanco

Relacionados

Um dos detidos já foi condenado no caso do «gangue do multibanco

As Varas Criminais de Lisboa começaram a julgar 11 arguidos por associação criminosa, suspeitos de assaltos a caixas ATM, a postos de abastecimento de combustíveis, e por roubarem viaturas através do método de carjacking<7I>.

Um dos arguidos, Carlos Ramos, foi condenado em abril, noutro processo, a uma pena de prisão efetiva de cinco anos e dois meses por fazer parte do «gangue do multibanco», grupo julgado por associação criminosa para roubo e furto de máquinas ATM.

PUB

Fonte judicial adiantou à agência Lusa que sete dos 11 suspeitos estão em prisão preventiva, cinco dos quais ao abrigo deste processo. Segundo o despacho de acusação do Ministério Público (MP) o grupo perpetrou seis assaltos a caixas ATM, tendo arrecadado perto de 118 mil euros.

Os arguidos agiam sempre disfarçados, com planificação completa desta atividade criminosa, e com recurso à utilização das viaturas roubadas para o ataque às ATM, explica a acusação.

Em relação aos assaltos às caixas multibanco, o grupo cortava a caixa com auxílio de uma rebarbadora, retirando do seu interior todas as notas, ou arrancava a caixa na totalidade, transportando-a para longe do local.

Sustenta o MP que os elementos dispunham de apoio logístico em vários armazéns localizados nas zonas de Alcochete, Pinhal Novo e Montijo, onde guardavam as rebarbadoras, pés-de-cabra, embalagens de óleo, roupas, luvas e gorros, material utilizado na prática dos crimes e que veio a ser apreendido pelas autoridades no decorrer das buscas.

PUB

Nos seis assaltos, o grupo terá furtado perto de 120 mil euros.

A 19 de outubro de 2010 furtou a ATM do posto de combustível de Aveiras de Cima e levou cerca de 20 mil euros; em 27 de janeiro de 2011, assaltou a ATM de uma estação de serviço de Torres Vedras e fugiu com perto de 30 mil euros.

A 9 de março de 2011 o grupo levou da ATM de um posto de abastecimento de Aveiras de Cima mais de 31 mil euros. Seis dias depois, assaltou a caixa de multibanco de uma estação de serviço em Oeiras, com perto de 8.400 euros.

Ainda durante o mês de março do ano passado, em Oeiras, o grupo furtou da ATM de um centro comercial 6.340 euros e quase 22 mil euros de uma outra ATM localizada na cidade.

O grupo, considerado violento pelo MP, dedicava-se também ao furto de correspondência das caixas de correio, que continha cheques, por todo o território nacional.

A atividade criminosa dos onze arguidos desenvolveu-se entre junho de 2010 e maio de 2011, data em que foram presos os principais suspeitos.

PUB

Os arguidos estão acusados dos crimes de associação criminosa, de vários roubos e de furtos qualificados.

A investigação, que se revestiu de excecional complexidade, foi dirigida pelo Ministério Público da Unidade Especial Contra o Crime Especialmente Violento (UECEV) do DIAP de Lisboa e executada pela GNR.

O julgamento começou há uma passada. A próxima sessão está agendada as 09:30 de quarta-feira na 4ª Vara Criminal de Lisboa, no Campus da Justiça, escreve a Lusa.

PUB

Relacionados

Últimas