Já fez LIKE no TVI Notícias?

Centro de Protecção do Atlântico em Lisboa

Relacionados

Compromisso será assumido entre Portugal e França, que pretendem instar Espanha e Marrocos a colaborar

Os governos de Portugal e de França adoptam esta sexta-feira uma declaração para um acordo de cooperação sobre protecção do litoral e das águas do Atlântico Nordeste, cujo centro operacional deverá ser instalado em Lisboa, noticia a Lusa.

Este será um dos mais importantes compromissos que sairá do final do III Encontro de Alto Nível entre os governos de Portugal e da França, no Centro Cultural de Belém.

PUB

Aranhas e medusas gigantes no mar Antárctico

Ainda no âmbito deste acordo, os governos português e de França vão também instar Marrocos e Espanha a colaborarem activamente na protecção do litoral e das águas do Atlântico Nordeste contra a poluição.

Além da criação do Centro para a Protecção do Atlântico Nordeste contra a Poluição, que deverá ser instalado em Lisboa, os dois executivos assinam também um protocolo de cooperação sobre serviços de busca e salvamento marítimo, assim como uma declaração conjunta entre as Marinhas dos dois países para a prevenção do terrorismo.

O protocolo para a troca de informações entre serviços de busca e salvamento marítimo tem como objectivo, de acordo com o texto a que a Agência Lusa teve acesso, «optimizar esforços e reforçar a cooperação e a segurança em zonas mais afastadas do litoral».

Ainda segundo o texto do protocolo, o acordo terá particular incidência em zonas como os Açores e as Antilhas, visando sobretudo as travessias atlânticas, os navios de passageiros e embarcações de pequeno porte.

Já a declaração conjunta entre as Marinhas dos dois países prevê uma colaboração em termos de «monitorização e vigilância marítima, troca de informações e cooperação face a ameaças e riscos provenientes do mar ou que afectem a segurança marítima».

Com esta declaração conjunta, os executivos de Paris e de Lisboa dizem pretender reforçar a sua colaboração em acções de combate à poluição, aos tráficos ilícitos e ao terrorismo.

PUB

Relacionados

Últimas