Já fez LIKE no TVI Notícias?

Comissão Europeia quer reforço transfronteiriço

Relacionados

Comissário da saúde pretende «cooperação entre países»

O Comissário Europeu da Saúde, Markos Kyprianou, revelou esta sexta-feira que vai apresentar uma proposta de partilha de cuidados de saúde nas zonas transfronteiriças, para diminuir os custos de cada país, informa a agência Lusa.

«A organização de saúde é uma competência dos Estados» e o que «é importante é que as pessoas tenham acesso a cuidados de saúde efectivos», afirmou o comissário, salientando que à Comissão Europeia cabe prestar «assistência técnica» a cada país, caso seja pedida.

PUB

Nas «zonas transfronteiriças» é possível «cooperação entre países» até porque o «hospital mais barato pode ficar do outro lado da fronteira», disse o comissário europeu da Saúde num comentário à reorganização do sistema português de cuidados sanitários.

No que diz respeito aos blocos de partos, por exemplo, os utentes das zonas próximas de Elvas podem utilizar uma maternidade espanhola em Badajoz.

Markos Kyprianou disse que já falou com o ministro português da Saúde que lhe deu uma «explicação que fez sentido» sobre quais as propostas a implementar.

Esta solução portuguesa está de acordo com uma estratégia mais global da própria Comissão que pretende apresentar «uma proposta concreta» sobre a partilha de recursos de saúde nas zonas transfronteiriças durante a presidência portuguesa da União, que decorre no segundo semestre de 2007, acrescentou o comissário cipriota.

PUB

Relacionados

Últimas