Já fez LIKE no TVI Notícias?

Infertilidade: mulheres com 40 anos poderão escapar ao corte

Relacionados

Maternidade Alfredo da Costa vai tentar solução para novos ciclos

Pelo menos seis mulheres que estavam a fazer segundos tratamentos de infertilidade na Maternidade Alfredo da Costa foram impedidas de os concretizar, mas a instituição tentará que as que atingem este ano 40 anos os realizem, segundo fonte médica.

Graça Pinto, responsável da Unidade de Medicina de Reprodução da MAC, disse à Agência Lusa que a decisão de não realizar mais segundos e terceiros ciclos de tratamento de infertilidade até ao final do ano resultou de uma circular da Administração Central de Sistemas de Saúde (ACSS), de 12 de Agosto.

PUB

Essa circular determina que, para 2010, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) financie «um ciclo de tratamento de segunda linha, fertilização in vitro ou injeção intra-citoplasmática de espermatozoide para cada caso/casal».

Conforme a Lusa divulgou na segunda-feira, esta circular levou a que alguns tratamentos já iniciados fossem interrompidos na semana passada e que outros estejam a ser adiados para 2011.

Graça Pinto confirmou que cerca de seis mulheres que já estavam a tomar injecções (com vista à supressão temporária da função ovárica) foram informadas de que o tratamento não ia avançar e só em 2011 é que o poderiam concretizar.

A médica garantiu, no entanto, que a MAC vai tentar que as mulheres que completem os 40 anos este ano ainda possam fazer um segundo ciclo, pois caso contrário ficariam de fora.

Na origem desta situação está o facto da MAC já ter «esgotado» o seu orçamento para esta área e por causa da circular determinar que o SNS só paga um ciclo este ano.

«Se a tutela não paga, nós não podemos assegurar mais do que os primeiros ciclos este ano», afirmou.

Este ano, a MAC já realizou 360 ciclos, devendo realizar mais 120 até ao final do ano.

PUB

Relacionados

Últimas