Já fez LIKE no TVI Notícias?

Naufrágio: pescadores esperam falar com Cavaco

Presidente de Comissão não quer ser recebido por assessores e promete manifestação

O luto terminou e agora é tempo de falar sobre as condições de segurança dos pescadores, bem como as formas de salvamento quando existe algum problema no mar. A tragédia do «Luz do Sameiro» revoltou as gentes e incentivou um armador a formar a Comissão Para o Salvamento de Homens no Mar. José Festas já reuniu 400 assinaturas de mestres e pretende ser recebido pelo Presidente da República nesta quinta-feira de manhã.

«Tenho a confirmação por parte do Chefe da Casa Civil do Presidente da República [ndr: José Manuel Nunes Liberato], que poderei ser recebido. Pretendo falar com o Presidente, ou com o primeiro-ministro, ou com o Ministro da Defesa, ou com o Ministro das Pescas. Se tal não acontecer venho-me embora, porque não pretendo ser recebido por assessores. Regresso a Vila do Conde e quando voltar a Lisboa irei com toda esta gente, numa grande manifestação, porque este problema não pode continuar», assegurou ao PortugalDiário José Festas, responsável pela Comissão.

PUB

Para além dos mestres, que representam cerca de dez mil pescadores, a petição já foi assinada pelos presidentes de Câmara da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, mas são esperados apoios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. O documento alerta para várias necessidades prementes, como o acompanhamento permanente da situação no mar, com mais meios salva-vidas.

A Associação de Armadores de Pesca do Norte e o Sindicato dos Pescadores de Vila do Conde, para além de outras organizações ligadas à pesca. O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte também não cala a sua revolta e fez questão de marcar presença no funeral das três vítimas que foram a sepultar nesta quarta-feira. A luta por melhores condições de salvamento não é de hoje e vai continuar.

PUB

Últimas