Já fez LIKE no TVI Notícias?

Casa Pia: jovem que acusou Jaime Gama absolvido

Relacionados

Tribunal não considerou provados os crimes de difamação e injúrias

Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, apresentou uma queixa particular por difamação e injúrias, contra o jovem que referiu o seu nome no decorrer da investigação do mega-processo Casa Pia e esta quarta-feira saiu a decisão: o Tribunal Criminal de Lisboa absolveu o ex-casapiano.

Alexandre Vieira, advogado do jovem, considera que a decisão foi «a vitória da liberdade». O representante do jovem acrescenta ainda que «se as pessoas começarem a ser acusadas pelo crime de difamação pelos depoimentos que prestam na Polícia Judiciária e no Instituto de Medicina Legal, poderia criar-se a auto-censura». Ou seja, «as vítimas passavam a não depor com medo das represálias».

PUB

O advogado lembra também que «nos crimes de pedofilia os depoimentos são as provas mais importantes».

Casa Pia: Gama apontado por quatro pessoas

A magistrada do Tribunal Criminal de Lisboa entendeu que quando o ex-casapiano prestou declarações «não depôs com intenção de injuriar ou difamar». O que relatou a «terceiros, partes integrantes da investigação, seria a verdade que conhecia».

Recorde-se ainda que no decorrer deste julgamento, várias testemunhas ligadas à investigação e ao processo da Casa Pia afirmaram que o nome do actual presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, tinha sido apontado por quatro pessoas diferentes como estando envolvido em práticas pedófilas.

PUB

Relacionados

Últimas