Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maddie: insucesso não envergonha polícia

Relacionados

Procurador-Geral da República diz que caso foi «mediatizado até ao exagero» e que em Inglaterra desaparecem 1000 crianças e só 20 por cento são encontradas

Se as investigações do caso Maddie «resultarem em insucesso, não é nada que envergonhe a polícia portuguesa», tendo em conta a dificuldade em resolver casos de crianças desaparecidas, disse este sábado o Procurador-Geral da República.

«Este tipo de crimes são extremamente difíceis de investigar. Há um milhão de crianças desaparecidas por ano no mundo e nem 20 por cento são descobertas», realçou Pinto Monteiro, noticia a agência Lusa.

PUB

«A nossa polícia fez o que faria qualquer polícia. Pode ser que ainda se descubra, vamos esperar até ao fim. Mas se daí resultar insucesso, não é nada que envergonhe a polícia portuguesa. É o que acontece infelizmente um pouco por todo o mundo», comentou.

Director da PJ admite que presença dos McCann na reconstituição do desaparecimento pode ser «muito importante». Leia mais

O Procurador-Geral da República falava na Aldeia Histórica de Castelo Novo, no Fundão, no final de uma cerimónia da Confraria de Enófilos da Beira Interior, de que passou a fazer parte.

Sobre a possibilidade de prorrogar o segredo de justiça sobre o processo Maddie, que termina este mês, Pinto Monteiro refere apenas que «quando chegar ao fim o segredo de justiça, analisa-se o estado do processo e vê-se se é necessário ou não pedir prorrogação». «Já se falou demais de Maddie», referiu também Pinto Monteiro.

PUB

«Inglaterra tem 1000 processos destes. Nós temos 14 ou 15»

«A Inglaterra, de onde ela é natural, tem 1.000 processos destes, nós temos 14 ou 15. E a percentagem de casos em que são descobertos, em países como Inglaterra, é de 20 por cento», sublinhou.

«Por isso, ninguém se pode admirar do até agora insucesso no caso Maddie», acrescentou Pinto Monteiro, considerando que o problema é que caso foi excessivamente mediatizado. «O problema é que é o processo mais mediatizado dos últimos anos. Abriu noticiários de canais como a CNN e daí ganhou uma importância tremenda. Infelizmente, é mais um caso de uma pobre criança que desapareceu».

Caso Maddie: «Mediatizado até ao exagero»

Questionado pelos jornalistas sobre se o processo tem sido politizado, Pinto Monteiro recusou este cenário. «Que eu saiba, não. É um caso que não tem nada de politizado».

O PGR classifica-o antes como um processo «mediatizado ao exagero, até ao limite», mas reconheceu que também houve que é um caso que concentrou maior investimento nas investigações que outros. «A mediatização tornou mais pormenorizadas as investigações, mas fez-se o que se faria em condições normais. É impossível limitar a mediatização, temos que viver com ela, mas por vezes torna mais difícil a investigação».

PUB

Relacionados

Últimas