Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cancro: trabalho português premiado

Relacionados

Premiada proposta de investigação da Universidade do Porto na área do cancro da tiróide

Uma proposta de investigação na área do cancro da tiróide apresentada por uma equipa do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) foi distinguida com o Prémio Edward Limbert, escreve a Lusa.

O galardão, atribuído pela GENZYME e pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), premiou a equipa liderada pela investigadora Catarina Eloy e pelo Professor Sobrinho Simões.

PUB

A investigadora Catarina Eloy explicou à agência Lusa que a proposta de investigação galardoada tem por base a recente demonstração de que existem determinadas proteínas que estão associadas à progressão do cancro da tiróide.

Descoberto vírus que elimina células tumorais

Livro infantil: «O meu irmão tem cancro»

«Sabemos que, por exemplo, a presença da proteína TGF-beta nos tecidos actua como inibidor do crescimento das células epiteliais tumorais», disse a cientista.

No entanto, explicou, esta acção inibidora parece verificar-se apenas se aquela proteína existir em determinadas concentrações, porque se as concentrações forem mais elevadas, a mesma proteína deixa de actuar como inibidora para assumir um papel de estimuladora do crescimento das células tumorais.

O projecto de investigação visa estudar quais os níveis de concentração em que essa e outras proteínas actuam como inibidoras ou estimuladoras do crescimento das células tumorais.

PUB

Se for bem sucedido, este estudo poderá vir a permitir o estabelecimento das terapias mais adequadas a cada situação, garantindo assim que pacientes de cancro da tiróide com pouca malignidade possam evitam terapias mais agressivas, caso delas não precisem.

Terapias mais agressivas para casos «piores»

Permitirá também que os clínicos possam atacar de imediato os casos de maior malignidade com terapias mais agressivas, melhorando as hipóteses de cura.

Catarina Eloy explicou que o projecto de investigação já se iniciou, devendo durar um ano, podendo prosseguir por mais tempo, caso obtenha bons resultados.

500 casos anos

Em Portugal, surgem anualmente cerca de 500 novos casos de cancro da tiróide.

O cancro da tiróide é um dos cancros com maior taxa de cura, desde que o diagnóstico seja precoce e o tratamento adequado.

Este cancro afecta anualmente cerca de 25 mil pessoas na União Europeia, provocando uma média de seis mil mortes.

PUB

Relacionados

Últimas