Já fez LIKE no TVI Notícias?

Madeira: fogos estão controlados

Relacionados

«A situação tende para a normalidade», diz presidente do Serviço da Proteção Civil da Madeira

O presidente do Serviço da Proteção Civil da Madeira diz que, neste momento, depois de uma semana de combate a fogos na ilha e apesar de existirem ainda dois focos, «a situação tende para a normalidade».

Luis Néri afirmou à agência Lusa que esta manhã existe ainda um foco no Lombo Barreto, no concelho de Santa Cruz, «que está a ser combatido» pelos bombeiros da corporação da localidade.

PUB

Quanto ao incêndio nas Achadas da Cruz, no concelho do Porto Moniz, um dos que causou mais preocupação nos últimos dois dias, «surgiu um reacendimento, mas está a ser intervencionado e controlado».

«Os focos que surgiram no concelho do Machico estão dominados, extintos, e as restantes áreas, designadamente a Meia Serra, as serras altas de Santo António, no Funchal, e o Caniço estão apenas sob vigilância», adiantou.

Luís Néri referiu que na zona das Achadas da Cruz está destacado praticamente o mesmo dispositivo que estava na área domingo, cerca de oito dezenas de homens e uma dezena de viaturas, acrescentando que «um grupo de 50 elementos do contingente que veio do Continente para apoiar os bombeiros vai para o local esta manhã para intervenções de limpeza».

«Os meios que estão nos locais são mais uma postura de vigilância e tudo indica que a situação na região está a caminhar para a normalidade», sublinhou.

Na Madeira surgiram desde a madrugada de terça-feira sugiram diversos fogos, que deflagraram em diferentes pontos da ilha, com os casos mais críticos nos concelhos do Funchal, Santa Cruz, Calheta, Ribeira Brava e Porto Moniz.

PUB

Dezenas de casas e viaturas total ou parcialmente destruídas pelo fogo, centenas de pessoas evacuadas e uma vasta área florestal consumida pelas chamas são algumas das consequências destes incêndios, existindo em relação à maioria suspeitas de fogo posto.

A Polícia Judiciária já deteve um suspeito no concelho de São Vicente e foram encontradas algumas tochas na zona da Camacha.

O ministério da Administração Interna deslocou para a região um grupo de mais de 80 homens, incluindo elementos dos FEB (Força Especial de Bombeiros) e dos GIP's (Grupo de Intervenção Permanente) da GNR para apoiar os bombeiros da Madeira.

PUB

Relacionados

Últimas