Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ferroviários manifestam-se na Estação do Rossio

Relacionados

Redução dos postos de trabalho e negociação salarial originam protesto

A redução dos postos de trabalho e a negociação salarial de 2008 são dois dos motivos da manifestação dos ferroviários, que terá lugar esta terça-feira no átrio superior da Estação do Rossio, em Lisboa, a partir das 14:30, refere a Lusa.

«As políticas para o sector têm vindo a causar uma redução significativa dos postos de trabalho e tudo indica que o problema está para durar», assinalou José Manuel Oliveira, coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário.

PUB

Segundo o responsável, «a negociação colectiva e a discussão salarial relativa a este ano» são outros dos motivos do protesto, promovido por nove organizações sindicais do sector e que abrange os trabalhadores da CP - Caminhos de Ferro Portugueses, da Rede Ferroviária Nacional (Refer) e da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF).

Os trabalhadores do sector vão ainda manifestar-se pelo «fim da discriminação» entre funcionários antigos e recém-contratados, pois estes últimos não têm direito a alguns benefícios de que os anteriores sempre dispuseram.

«Os funcionários mais antigos sempre tiveram um passe que lhes permite viajar de comboio livre e gratuitamente, enquanto os novos chegam a ter de pagar viagens de serviço do próprio bolso e só a posteriori é que a empresa repõe o dinheiro gasto pelo trabalhador», contou José Manuel Oliveira.

O líder sindical explicou que o protesto na Estação do Rossio pretende chamar a atenção «da classe política, das administrações das empresas do sector e da sociedade em geral» para os problemas dos ferroviários e admitiu «endurecer as medidas» se a manifestação em nada alterar o actual cenário.

PUB

Relacionados

Últimas