Já fez LIKE no TVI Notícias?

Voos da CIA: ONG ameaça processar Portugal

Relacionados

REPRIEVE tem «zero dúvidas» de que houve colaboração lusa

O director da organização de direitos humanos britânica REPRIEVE ameaçou esta quinta-feira processar o governo português se este não colaborar voluntariamente no apuramento do envolvimento de Portugal na transferência de presos para a base de Guantanamo, refere a Lusa.

Clive Stafford Smith, que falava em conferência de imprensa na Ordem dos Advogados, em Lisboa, reafirmou haver «zero dúvidas de que houve cumplicidade do governo português e envolvimento no transporte de presos suspeitos de terrorismo».

PUB

A REPRIEVE divulgou em Janeiro um relatório de acordo com o qual mais de 700 presos foram ilegalmente transportados para a base norte-americana de Guantanamo, em Cuba, «com a ajuda de Portugal» e, pelo menos, 94 voos passaram por território português, entre 2002 e 2006.

O responsável daquela organização não governamental (ONG) é advogado de vários detidos em Guantanamo e pretende que as autoridades portuguesas lhe forneçam dados que ajudem na defesa dos mesmos.

«Não estou aqui para acusar ninguém do governo, mas é uma obrigação de todos cooperarem quando se enfrenta a pena de morte, sobretudo num sítio como Guantanamo», declarou.

«Há duas formas para o fazer: a simpática, de colaboração voluntária com o nosso inquérito e dando os esclarecimentos necessários, e a não tão simpática, é processarmos o governo e aí é obrigado a responder», explicou.

Questionado sobre se isso significava que a REPRIEVE poderia processar o governo português, Clive Smith respondeu: «Sim».

PUB

Relacionados

Últimas