Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cirurgias: tempo de espera diminuiu

Relacionados

Passou de oito meses para três, revelou ministra sa Saúde

A mediana do tempo de espera para cirurgia foi de três meses em 2010, o que representa uma redução de 62 por cento nos últimos cinco anos, anunciou esta terça-feira a ministra da Saúde.

Os números revelados no Parlamento por Ana Jorge indicam que, em cinco anos, o tempo de espera para uma cirurgia desceu de oito para três meses.

PUB

Ainda assim, em 2010, a lista de inscritos para cirurgia tinha ainda 161 mil utentes, apenas menos 4.000 do que em 2009.

Na área da oncologia, a mediana do tempo de espera foi no ano passado de 24 dias, 55 dias menos do que acontecia há cinco anos.

Quanto às consultas hospitalares de especialidade, houve um aumento de três por cento face a 2009 e um crescimento de cinco por cento no que respeita a primeiras consultas.

Na intervenção inicial na Comissão Parlamentar de Saúde, a ministra Ana Jorge aproveitou para fazer um balanço do trabalho do seu Ministério.

Sobre as unidades de saúde familiares, referiu que estão em funcionamento 283, que abrangem mais de 3,5 milhões de portugueses. De acordo com Ana Jorge, esta nova forma de organização dos cuidados primários de saúde permitiu dar médico de família a mais 450 mil portugueses.

No capítulo da reorganização dos centros hospitalares, o Ministério anunciou que conseguiu uma redução do número de gestores. Dos 84 admitidos por lei, apenas 53 foram efectivamente nomeados, podendo este número ser reduzido para 30.

PUB

Relacionados

Últimas