Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe: procura de ajuda começa a dimunuir

Relacionados

Deslocação de utentes aos Centros de Saúde e urgências hospitalares em queda

A deslocação de utentes aos Centros de Saúde e urgências hospitalares devido à epidemia de gripe diminuiu de sexta-feira para sábado, revelou à Lusa fonte da Direcção-Geral de Saúde (DGS).

«Os dados que temos sobre ontem [sábado] é que a procura diminuiu bastante relativamente a sexta-feira, apesar de continuar com valores acima daqueles que seriam esperados para a época», disse Mário Carreira, do dispositivo da DGS para a monitorização dos serviços de urgência.

PUB

No entanto, o responsável acrescentou que estes «são valores de acordo com a actividade epidémica gripal que está a ocorrer».

Sexta-feira houve 37 mil «episódios de procura» - 17 mil em hospitais e 20 mil em centros de saúde - e sábado cerca de 20 mil - 13 mil em hospitais e 17 mil em centros de saúde -, segundo Mário Carreira.

Na última semana, as urgências hospitalares atenderam, em média, cerca de 13 mil pessoas por dia, mais 30 por cento do que é habitual nesta época, segundo dados da DGS.

Mário Carreira aconselha a que os utentes que sintam sintomas de gripe procurem os centros de saúde, a linha Saúde24, e as farmácias «em busca de aconselhamento sobre o que devem fazer nessas circunstâncias» e evitem as urgências hospitalares.

«A maioria das pessoas adultas normais e jovens não necessitam de cuidados médicos urgentes», justificou.

PUB

Relacionados

Últimas