Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe suína: quatro hospitais portugueses em alerta

Relacionados

Portugueses que chegam do México terça-feira vão ser «vistos» antes do desembarque

Os hospitais Curry Cabral e D. Estefânia, em Lisboa, da Universidade de Coimbra e de São João no Porto estão em alerta devido à gripe suína, no contexto do plano de contingência, disse esta segunda-feira o director-geral de Saúde.

Em declarações à agência Lusa, Francisco George referiu que o plano de contingência é accionado em casos de problemas de saúde pública, envolvendo aqueles hospitais de referência.

PUB

Gripe suína: oito casos suspeitos em Espanha

Francisco George adiantou que o voo que chega terça-feira de manhã a Lisboa proveniente de Cancun, México - com 200 portugueses, segundo o «Diário de Notícias» desta segunda-feira -, «será visitado, antes do desembarque, pela delegada de saúde do aeroporto de Lisboa».

A delegada de saúde Maria João Martins irá a bordo prestar aconselhamento aos viajantes, avançou.

No domingo, Francisco George tinha dito que os portugueses que regressem de zonas afectadas pela gripe suína e tenham sinais de gripe no prazo de dez dias devem contactar a linha de saúde pública (808 24 24 24).

No mesmo dia, Francisco George disse que as autoridades estão «alerta», mas não alarmadas.

Gripe suína: viajantes devem contactar linha de saúde

PUB

«Se um cidadão que tenha estado numa área afectada adoecer no prazo de 10 dias do regresso ao país, dentro de um quadro de gripe (febre alta e súbita, tosse, dores musculares), deve telefonar para a linha de saúde pública», disse Francisco George, acrescentando que esta queixa, «que pode determinar uma investigação, é comunicada ao Instituto Ricardo Jorge».

Não há casos suspeitos em Portugal

Francisco George, que falava domingo aos jornalistas no final de uma áudio-confência de técnicos da direcção-geral de Saúde e do Instituto Ricardo Jorge com homólogos europeus, reafirmou que não há conhecimento de casos suspeitos em Portugal.

No seguimento da áudio-conferência, em que foram afinadas questões relacionadas com a definição dos casos para fins de vigilância, foi aprovada uma lista de recomendações aos viajantes.

Lavagem frequente das mãos, com água e sabão, para reduzir a probabilidade de transmissão da infecção, cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir, utilizar lenços de papel, depositando-os num saco de plástico que deve ser fechado e colocado no lixo após utilização, e limpar superfícies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas) são alguns conselhos para quem pretende viajar para o México e Estados Unidos.

Califórnia, Texas e Kansas, nos Estados Unidos, e Cidade do México, San Luís Potosi, Mexicali e Oaxaca, no México, são as áreas afectadas.

PUB

Relacionados

Últimas