Já fez LIKE no TVI Notícias?

Instituto de sangue aposta na sensibilização dos jovens

Relacionados

Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) quer compensar as quebras de dádivas relativamente ao ano anterior

No dia em que se assinala o Dia Mundial do Dador de Sangue, Hélder Trindade, diretor do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) afirmou que vai lançar campanhas, cujo o objetivo é sensibilizar as camadas mais jovens para a importância de doar sangue, bem como compensar a quebra de 15 por cento no número de dádivas, em relação ao ano anterior.

«Vamos ter de recorrer, principalmente, à população jovem, a quem faço o meu apelo, para nos compensarem rapidamente estas perdas», disse, esta quinta-feira, à agência Lusa, o presidente do IPST.

PUB

«Há muitos fatores, não só em Portugal, mas também na Europa, que estão a condicionar uma diminuição da dádiva de sangue», frisou.

Hélder Trindade apontou a questão da isenção das taxas moderadoras para os dadores de sangue, a «dificuldade do dador se ausentar do local de trabalho ou deslocar-se por meios próprios», uma vez que os transportes públicos e a gasolina estão mais caras, e fatores relacionados com a situação social.

«Provavelmente não será a melhor situação para que um dador se sinta tão solidário como se sentiria noutras situações», assim como o aumento da idade média da população.

«Este ano já temos planeado várias campanhas junto das universidades, com o tema Jogos Olímpicos, outras nalgumas praias e uma campanha com as associações de dadores» para tentar aumentar o número de colheitas no verão.

No Dia Mundial do Dador de Sangue, o responsável do IPST enalteceu o «gesto solidário» de quem doa sangue: «São realmente heróis, basta que nos lembremos que na União Europeia há cerca de 500 milhões de doentes a precisar de sangue e haverá 15 milhões de dadores».

PUB

Relacionados

Últimas