Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preço dos genéricos vai descer

Relacionados

Ministra anunciou comparticipação a 95% para os analgésicos opióides

A nova equipa da Saúde foi esta terça-feira ao Parlamento anunciar novas medidas para o sector, entre os quais a comparticipação a 95 por cento para os medicamentos analgésicos opióides para dentro de um mês e a redução do preço dos genéricos, noticia a Lusa.

Entre as medidas anunciadas, Ana Jorge destacou a assinatura, hoje, de um despacho que comparticipa em 95 por cento os fármacos opióides usados para tratar a dor nos doentes oncológicos e a dor moderada ou grave nos doentes não oncológicos. Esta subida do escalão para 95 por cento, segundo Ana Jorge, visa melhorar «o acesso aos cuidados de saúde de qualidade, dando resposta a uma necessidade dos cidadãos».

PUB

Saúde: cordão curto em Anadia

«É preciso reabrir a urgência»

O secretário de Estado adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, pormenorizou mais tarde que esta comparticipação abrangerá todos os doentes em tratamento do foro oncológico e todos os doentes referenciados em unidades de dor hospitalares e em unidades de cuidados paliativos. Francisco Ramos esclareceu ainda que a solução passou por esta comparticipação e não pela distribuição gratuita nos hospitais, uma vez que, «infelizmente, nem todos os hospitais têm consulta de dor».

Urgência abre em Estremoz

Os deputados tentaram obter da ministra da Saúde vários esclarecimentos sobre matérias como as urgências ou as maternidades, tendo Ana Jorge anunciado que mantém aberto o diálogo com os autarcas, como aconteceu recentemente com o presidente da Câmara Municipal de Anadia, com quem está a negociar uma solução que ainda não foi encontrada.

PUB

Ana Jorge aproveitou a ida ao Parlamento para anunciar a abertura de um Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Estremoz, no próximo dia 30 de Maio. «Seguir-se-ão vários outros num calendário pautado pelo ritmo das obras em curso e dos processos de reequipamento que lhes estão associados», disse.

A nível dos medicamentos, a ministra anunciou que, a partir do próximo mês de Abril, deverá baixar o preço dos genéricos que já alcançaram uma quota de mercado superior a 50 por cento.

Ainda na área do medicamento, a ministra lembrou que deverá abrir em Julho a primeira das seis farmácias de venda ao público nos hospitais do SNS, sem indicar a sua localização. Nestas farmácias deverão ser vendidos medicamentos em regime de unidose.

PUB

Relacionados

Últimas