Já fez LIKE no TVI Notícias?

Um só comprimido para combater VIH-1

Relacionados

Aprovação da Comissão Europeia permitir substituir a toma diária de três medicamentos

A aprovação pela Comissão Europeia de um único comprimido diário, que substitui três medicamentos, para a infecção VIH-1 vai «simplificar e facilitar» estes tratamentos, segundo o especialista Francisco Antunes citado pela Lusa.

O director do serviço de infecciologia do Hospital de Santa Maria (Lisboa) explicou à Lusa que «não há maior eficácia, nem maior tolerância» ao fármaco, já que estão incluídos três medicamentos anti-retrovirais anteriormente utilizados para adultos com supressão virológica ao VIH-1, ou seja, em doentes muito debilitados devido aos baixos níveis de ácido ribonucleico.

PUB

«Esta medida surge no seguimento do objectivo de passar de seis ou dez comprimidos e de duas a três vezes diárias para um comprimido diário, o que facilita e simplifica a medicação», referiu.

O especialista adiantou ainda que passará a existir uma «facilitação indirecta à adesão do doente ao tratamento». «Podemos referir, nomeadamente, toxicodependentes em tratamento de substituição com metadona: poderão juntar uma única toma do medicamento Atripla com o seu tratamento de metadona», exemplificou.

A Comissão Europeia autorizou a comercialização de combinação Atripla, que inclui efavirenz, emtricitabina e fumarato disoproxil de tenofovir, que são produzidos por três laboratórios farmacêuticos diferentes: Bristol-Myers Squibb, Gilead Sciences e Merck.

PUB

Relacionados

Últimas