Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tunes-Portimão: alta tensão em análise

Relacionados

Desvio do traçado para Norte tem «menores impactos tanto no ambiente como nas populações»

O traçado da linha de muito alta tensão entre Tunes e Portimão será hoje analisado numa reunião em Silves, entre os vários órgãos governamentais responsáveis pelo licenciamento da obra, autarquia e moradores afectados pela passagem das linhas eléctricas, noticia a Lusa.

A reunião agendada para as 10:30, na Câmara de Silves, foi solicitada pela presidente da autarquia, Isabel Soares (PSD), e vai juntar, pela primeira vez, todos os intervenientes no processo.

PUB

Assim participam no encontro elementos das Redes Energéticas Nacionais (REN), Direcção-Geral de Energia e Geologia, secretaria de Estado do Ambiente, Agência Portuguesa do Ambiente e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR) e moradores.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Silves, a reunião de hoje, que servirá «para se encontrar uma solução», foi sugerida pelo secretário de Estado do Ambiente, a 9 de Novembro, durante um encontro com o governante, o executivo do município e moradores de Silves.

Isabel Soares tem esperança de que «tudo fique resolvido e seja encontrado um traçado definitivo» para reforçar o abastecimento eléctrico no Barlavento algarvio, longe dos que foram apresentados pela REN e contestados pelas populações das freguesias daquele concelho algarvio.

O traçado inicial, escolhido pela REN, situado a Sul das barragens do Funcho e do Arade, atravessava várias freguesias daquele concelho do barrocal algarvio, tendo sido rejeitado pelas populações por temerem pela sua saúde dada a proximidade das linhas, algumas das quais colocadas a menos de cem metros das habitações.

A Câmara de Silves e os moradores exigem que o traçado seja desviado para Norte das barragens, onde alegam «ter menores impactos tanto no ambiente como nas populações».

PUB

Relacionados

Últimas