Já fez LIKE no TVI Notícias?

INEM: greve dos técnicos de ambulância não afetou serviços

Relacionados

Garantia foi deixada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica. Presidente do Instituto afirmou no Parlamento que protesto está a ter uma adesão de zero por cento

“Neste período laboral (00:00/08:00), o INEM está a operar com turnos em horário extraordinário, onde não ocorreu qualquer recusa ou inoperacionalidade”, acrescentou. Entretanto, o presidente do Instituto Nacional de Emergência Média (INEM) afirmou no Parlamento que a adesão à greve ao trabalho extraordinário dos técnicos de ambulância de emergência . O presidente do INEM referiu que “uma ambulância, no universo de 650 viaturas de emergência no país”, é “a andorinha que não faz a diferença”. O vice-presidente do Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência (STAE) também já veio negar os zero por cento de adesão à greve ao trabalho extraordinário no INEM, avançados pelo presidente do instituto, afirmando que pelo menos três viaturas não trabalham. Pedro Louro disse que o STAE vai manter esta greve e explicou que só não tem maior impacto porque outros trabalhadores, que não aderiram à greve, estão a realizar mais horas extraordinárias.

PUB

O INEM informou hoje que a greve dos técnicos de ambulância de emergência não está a afetar os serviços, garantindo que no primeiro turno o dispositivo previsto funcionou, sem qualquer recusa ou inoperacionalidade nas horas extraordinárias.

O Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência convocou uma greve às horas extraordinárias com início às 00:00 de hoje, mas “no turno que se iniciou às 08:00 todo o dispositivo que estava previsto está a funcionar”, afirmou o instituto em comunicado.

Segundo o instituto, na delegação regional do sul, todos os meios do INEM estão operacionais, incluindo os turnos em trabalho extraordinário, faltando apenas confirmar a ambulância de Almada, porque até ao momento não foi possível estabelecer contacto, por motivos desconhecidos.

Nas delegações do centro e do norte, todos os meios do INEM estão operacionais, incluindo os turnos em trabalho extraordinário, acrescentou.

PUB

Relativamente aos festejos do São João, o INEM afirma ter alarado o seu dispositivo, registando 18 ocorrências em Braga com 16 vítimas transportadas ao Hospital de Braga e 201 ocorrências no Porto com ambulâncias acionadas para 163 ocorrências.

Foram transportadas 92 vítimas, que foram distribuídas pelo Hospital Santo António (65) e Hospital de São João (27).

“Os meios de reforço do INEM no período de alargamento do seu horário de funcionamento tiveram 76 acionamentos”, referiu ainda o instituto, considerando ter tido uma “boa capacidade de resposta face ao número de ocorrências”.

Greve a trabalho extraordinário tem adesão de zero por centoestá a ter uma adesão de zero por cento

Paulo Campos, que falava na Comissão Parlamentar de Saúde, onde se encontra a pedido do PS para falar sobre as “graves disfuncionalidades na rede da emergência médica”, referiu que, desde o início da greve, às 00:00 de hoje, nenhum meio deixou de ser acionado.

PUB

“Apenas se registou uma falta na ambulância de Almada, mas por razões de doença”, disse Paulo Campos.

Sindicato dos técnicos de ambulância nega que greve não tenha adesão

“Não é verdade”, afirmou Pedro Louro, revelando que a greve fez com que pelo menos uma ambulância em Lisboa e uma outra em Almada, bem como uma moto de socorro, não tenham hoje funcionado.

O dirigente sindical lembrou que, tal como disse Paulo Campos na audição na Comissão Parlamentar da Saúde, 30 por cento do trabalho do INEM é assegurado graças às horas extraordinárias dos trabalhadores.

Por seu lado, Liliana Santa, da Comissão de Trabalhadores, sublinhou o risco que estes profissionais correm.

“Há um cansaço extremo de todos os trabalhadores do INEM, mas que parece não afetar o secretário de estado [da saúde]”, disse.

PUB

Relacionados

Últimas