Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fumadores são menos inteligentes

Relacionados

Conclusões de um estudo publicado numa revista britânica. Quem fuma tem um QI mais baixo

«Beijar uma mulher que fuma é como lamber um cinzeiro». Longe vão os tempos da campanha contra o tabaco apadrinhada por Macário Correia, actual presidente da Câmara Municipal de Faro.

Quer concorde ou não, o tempo veio dar razão a Macário. Os homens podem não querer beijar mulheres que sabem a cinzeiro e elas podem não querer um homem que...enfim. Nenhum macho gosta de comprar um maço de cigarros a dizer, em letras garrafais na caixa, «o tabaco causa impotência».

PUB

A bater mais no fumador, surgiu agora um estudo publicado na revista britânica «Addiction», que vem dizer que quem fuma é menos inteligente. Conclusões de um estudo da equipa do Dr. Mark Weiser do Sheba Medical Center.

Tocam as campainhas na cabeça dos viciados na nicotina. Incomodam-se os egos. «Estudo normalmente como sempre estudei, tiro notas boas na faculdade como sempre, fumando ou não fumando», diz um estudante universitário. Um colega corrobora: «Não é uma atitude inteligente, mas também eu não me considero um burro por fumar».

O trabalho de investigação foi feito junto de 20 mil recrutas das Forças Armadas de Israel, com idade entre 18 e 21 anos. O QI deles estava dentro da faixa considerada normal, mas, enquanto os não-fumantes tinham QI médio de 101, o dos que fumavam era de 94.

Pior um pouco, o estudo pesquisou 140 gémeos, irmãos com características genéticas semelhantes, que cresceram no mesmo ambiente, tiveram a mesma educação, mas que uma fuma e o outro não. Também entre os gémeos, aquele que fuma tem o QI menor.

O médico Sérgio Ricardo dos Santos, no Globo, arrefece as hostilidades:«Não é possível afirmar que o tabagismo traga burrice às pessoas. A única coisa que ele faz é expor as pessoas a ter uma perda de memória e dificuldade de aprendizagem, de compreensão durante a vida». E recorda que Vinicius de Moraes e Mozart fumavam.

Em Portugal, entrou em vigor,em 2008, a Lei de Prevenção do Tabagismo, que proíbe fumar em espaços fechados e públicos. Por uma questão de inteligência ou simplesmente pela proibição, a verdade é que os hábitos dos portugueses estão a mudar. Em 2009 compraram-se menos 20 mil cigarros por dia.

PUB

Relacionados

Últimas