Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mau tempo: cheias, estradas cortadas e ponte caída

Relacionados

A chuva e o vento fortes provocaram fortes estragos. Em Vila do Conte um carro foi arrastado

Veja aqui os principais incidentes do dia

O mau tempo que esta quarta-feira se abateu sobre Portugal provocou, até às 17:30, em todo o território, a queda de 199 árvores e 160 inundações, a maioria destas na cidade de Lisboa, revelam dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil, citados pela Lusa.

PUB

De acordo com o balanço feito pela ANPC, entre as 6:00 e as 17:30, Lisboa foi o distrito com maior número de ocorrências variadas (140), seguida do Porto (66), Setúbal (59), Aveiro (52), Coimbra (31), Leiria (27), Braga (22), Santarém (19) e Viseu (17). Bragança e Beja foram os distritos menos castigados pelo mau tempo, com uma e duas ocorrências, respectivamente, enquanto os restantes ficaram baixo dos 10 registos.

Já esta tarde, uma ponte que ruiu na Trofa , sobre a Ribeira de Guidões, levando consigo um motociclista. O homem acabou por se conseguir agarrar a um tronco e foi resgatado, apenas com sinais de hipotermia.

No concelho de Vila do Conte, a subida de um rio

arrastou um carro com um adulto e uma criança, que foram resgatados.

A autoestrada A28 teve de ser cortada ao trânsito , entre Modivas e a Estrada Nacional 104, no sentido Sul-Norte, por causa de uma inundação da via causada pela chuva.

PUB

Barcos do Tejo na Marginal

As áreas públicas do terminal do aeroporto de Faro estão encerradas desde o meio-dia por causa do mau tempo na sequência dos estragos provocados por ventos fortes na madrugada de segunda-feira. O esquema de circulação de passageiros na aerogare teve de ser alterado, incluindo a permanência em espaços exteriores.

O director do aeroporto de Faro assegura que os voos previstos para esta quarta-feira continuam a ser processados de acordo com o plano definido após o encerramento das áreas públicas do aeroporto, mas com atrasos em função da alteração no seu funcionamento.

«Os aviões estão todos a ser processados de acordo com o plano previsto. Estão é a registar-se atrasos, uma vez que a forma como os embarques estão a ser processados e a forma como se circula são diferentes», afirmou António Correia Mendes à Agência Lusa.

Em Oeiras, a forte ondulação projectou vários barcos para a estrada. Por causa disso, o trânsito foi cortado, no troço entre Paço de Arcos e Alto da Boa Viagem. Durante mais de três horas, o trânsito esteve cortado na zona.

PUB

Um operário de construção civil sofreu ferimentos ligeiros, na sequência do desabamento de uma parede nas obras em curso na escola secundária de Arraiolos, por causa do mau tempo.

Quedas de árvores e inundações

No que respeita à queda de árvores, avança a Protecção Civil, Setúbal é o distrito com mais registos (31), seguido do Porto (30), Aveiro (26), Viana do Castelo (25), Lisboa (20), Coimbra (18) e Leiria (13).

Já quanto a inundações, Lisboa é o distrito com mais ocorrências (90), número muito superior ao do Porto (15), de Setúbal (13) e Aveiro (11). Os restantes distritos estão abaixo dos dois dígitos.

Durante o período em análise foram feitos três salvamentos terrestres (Aveiro, Lisboa e Viseu) e um aquático (Porto).

O temporal fez ruir 58 estruturas, no Porto (17), em Setúbal (13), Lisboa (9), Leiria (7), Aveiro (7), Braga (2), Coimbra (2) e Viana do Castelo (1). Os vários agentes da protecção civil procederam ainda a 26 desentupimentos e 48 limpezas de via. O total de ocorrências registadas até às 17:30 é de 499.

PUB

Relacionados

Últimas