Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dia Nacional do Transplante?

Relacionados

Sociedade Portuguesa de Transplantação lançou petição e já escolheu uma data

Mais de 40 anos depois do primeiro transplante realizado em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) lançou uma petição para instituir o Dia Nacional do Transplante, a 20 de Julho.

«Consideramos que é fundamental divulgar junto dos profssionais de saúde e da população aspectos importantes para aumentar ainda mais o número de transplantes e sensibilizar as pessoas para os direitos e deveres sociais em relação à transplantação», afirmou o presidente da SPT, Fernando Macário, à Lusa.

PUB

O responsável lembrou que a transplantação teve um aumento muito grande em Portugal nos últimos anos, sobretudo a partir de 2006. Por exemplo, o número de dadores por milhão de habitantes aumentou 64 por cento, passando de 20 para 31.

No entanto, sublinhou Fernando Macário, ainda é possível melhorar a adesão ao «programa coração parado», bem como o número de dadores vivos.

«É no transplante pulmonar que ainda temos um défice em relação aos outros países. Realizaram-se quatro em 2008 e 11 em 2009, o que é claramente insuficiente», alertou.

Em 2009, foram realizados 47 transplantes cardíacos, 595 renais, 255 de fígado, 11 de pulmão, 20 de pâncreas, 755 de córnea e 423 de medula.

Portugal é o segundo país do mundo, a seguir à Espanha, com maior taxa de dadores de órgãos, segundo Fernando Macário.

A 20 de Julho de 1969, Linhares Furtado realizou o primeiro transplante em Portugal, renal.

A petição, cujo objectivo é superar as quatro mil assinaturas, pode ser assinada eletronicamente em www.spt.pt/peticao ou presencialmente nos pontos de recolha organizados pela Sociedade Portuguesa de Transplantação.

PUB

Relacionados

Últimas