Já fez LIKE no TVI Notícias?

ASAE: «Temos de estar preparados»

Relacionados

14 dos 300 inspectores receberam treino da polícia norte-americana SWAT

O presidente da Autoridade de Segurança Económica e Alimentar (ASAE) disse este sábado que apenas 14 dos 300 inspectores participaram em acções de formação com ex-polícias norte-americanos com incidência nas áreas marítima e de imobilização de suspeitos, noticia a Lusa. António Nunes diz que a entidade que dirige tem que estar preparada para determinadas acções «complexas e delicadas».

O comentário surge depois do semanário Expresso ter noticiado que os inspectores da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estão a receber treino militar de ex-agentes dos serviços secretos portugueses (SIS) e de elementos do corpo de polícia norte-americano SWAT.

PUB

Em declarações à Lusa, António Nunes explicou que esta formação não foi feita especificamente para os inspectores da ASAE mas para todas as autoridades com responsabilidade na investigação criminal e que os 14 inspectores participaram em regime de voluntariado.

Nas cinco acções de formação realizadas em 2006 e 2007, algumas dadas por ex-polícias norte-americanos e brasileiros, participaram também elementos da PSP, GNR, PJ, Polícia Marítima e Serviços Prisionais, esclareceu.

António Nunes considera normal a participação de inspectores da ASAE nestas acções de formação que os preparam para enfrentar todo o tipo de situações que possam ocorrer durante as actividades de inspecção.

«Enquanto órgão de polícia criminal e, na medida em que temos responsabilidade na investigação criminal, temos de estar preparados para algumas acções complexas e delicadas», disse.

Segundo o presidente da ASAE, o facto de inspectores terem participado nesses cursos não quer dizer que a sua formação seja basicamente essa, uma vez que essas acções representam uma ínfima parte das 3.150 realizadas em 2006/07 com um volume de 52 mil horas.

A formação dos inspectores, explicou, é fundamentalmente na área de direito mas enquanto órgão de polícia criminal os inspectores têm também de estar preparados para outras acções como por exemplo a execução de mandados em bairros problemáticos.

Relativamente ao SIS, António Nunes explicou que a ASAE herdou 12 entidades diferentes, existindo um plano de 2004 que a obriga a um conjunto de actividades das quais fazem parte as formações criminais e foi nesse âmbito que 32 inspectores tiveram formação de três horas com o SIS.

PUB

Relacionados

Últimas