Já fez LIKE no TVI Notícias?

Acidentes: Portugal acima da média europeia

Relacionados

Portugal regista média de mortes nas auto-estradas acima de 19 países envolvidos num estudo do Conselho Europeu da Segurança nos Transportes

Em Portugal morrem nas auto-estradas 6,76 pessoas por cada mil milhões de quilómetros percorridos, um número acima da média de 3,65 mortes dos 19 países envolvidos num estudo do Conselho Europeu da Segurança nos Transportes divulgado esta terça-feira, informa a Lusa.

Segundo o estudo, com dados de 2006 hoje divulgados em Bruxelas, a Eslovénia, com 8,68 mortes por mil milhões de quilómetros de auto-estrada percorridos, e a Hungria (8,84) são os países com os piores resultados do estudo, enquanto a Suiça (1,41) e a Dinamarca (1,5) apresentam os melhores.

PUB

O documento do Conselho Europeu da Segurança nos Transportes revela ainda que o risco de morte nas auto-estradas portuguesas diminuiu 8,5 por cento de 1997 para 2006, acima da média de 5,7 de redução.

Menos mortos na estrada

Acidentes: diminuição «não é significativa»

A Noruega (menos 20 por cento) e a Suiça (menos 10) são os países que apresentam as maiores reduções do risco de mortes por mil milhões de quilómetros de auto-estrada percorridos e o Reino Unido (menos 0,7) e a Suécia (menos 4,3) as menores.

Segundo o estudo, mais de 3.200 pessoas morrem anualmente nas auto-estradas da União Europeia, número que representa 8 por cento do número total de mortes rodoviárias.

No entanto, os responsáveis pelo CEST sublinham que há ainda grandes disparidades entre Estados-membros da União Europeia.

PUB

Relacionados

Últimas