Já fez LIKE no TVI Notícias?

Eduardo Lourenço: «Prenda de Natal» antecipada

Relacionados

Filósofo e ensaísta diz que recebe Prémio Pessoa 2011 com surpresa e gratidão

Eduardo Lourenço, vencedor do Prémio Pessoa 2011, mostra-se surpreendido com a distinção que, esta sexta-feira, lhe foi atribuída. O ensaísta e filósofo diz que se trata de uma prenda de Natal antecipada, que recebe com satisfação e gratidão.

Ao telefone de Paris, Eduardo Lourenço referiu à TVI24 que, «em tempos, talvez tivesse esperado um prémio» porque se «ocupou muito de Fernando Pessoa» e escreveu «algumas coisas sobre ele», mas que, agora, «com franqueza, não».

PUB

Eduardo Lourenço, que há alguns anos integrou o júri do Prémio Pessoa, mostra-se grato pela distinção. O ensaísta defende que há «muitos outros» que «mereceriam igualmente» ser distinguidos.

O júri do Prémio Pessoa 2011, presidido por Francisco Pinto Balsemão, distinguiu esta sexta-feira Eduardo Lourenço pela intervenção relevante do ensaísta na vida literária. Uma das razões para a escolha é a reedição da obra completa de Eduardo Lourenço pela Fundação Caloustre Gulbenkian. São 38 volumes de ensaios político-filosóficos escritos entre 1945 e 2010.

PUB

Relacionados

Últimas