Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministra não quer «gastar» dinheiro com apoio

Relacionados

Marinho Pinto responde a Paula Teixeira da Cruz

Marinho Pinto acusou esta segunda-feira a ministra da Justiça de querer «condicionar» o acesso dos cidadãos ao apoio judiciário porque este sai «caro» ao Estado. Em causa, está uma nova polémica entre o bastonário e Paula Teixeira da Cruz depois de a ministra ter divulgado uma auditoria com mais de 17 mil irregularidades cometidas por advogados.

«A ministra da Justiça tem outra agenda de política, de interesse. Se calhar não quer pagar tanto dinheiro, se calhar quer desvalorizar o apoio judiciário, se calhar quer um sistema de apoio judiciário como havia no tempo em que ela era dirigente da Ordem, em que até os funcionários judiciais faziam defesas oficiosas e a maioria das defesas oficiosas eram feitas por estagiários porque estavam em causa direitos de cidadãos pobres», disse.

PUB

Marinho Pinto assume que estas são acusações graves e vai mais longe, admitindo que a ministra quer condicionar o acesso dos cidadão à Justiça. «Sim, sim, porque sai caro. Estado não quer gastar», acusou.

O bastonário diz ainda que a ministra quer desacreditar os advogados. «O que o Ministério da Justiça quer é fazer «chicana», pretende lançar o descrédito sobre o conjunto de quase 10 mil advogados que prestam um serviço fundamental, que é garantir que os cidadãos mais pobres possam aceder à Justiça», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas