Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro garante que transplantes pediátricos vão ser activados

Relacionados

Instituição foi desactivada recentemente e a única que existia no país

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo, garantiu esta quarta-feira, no Porto, que o Governo tem intenção de activar o centro de transplantes pediátricos em Coimbra, instituição desactivada recentemente e a única que existia no país.

«O que lhe posso dizer é que o centro [de transplantes pediátricos] foi desactivado e é intenção deste Governo voltar a activá-lo em Coimbra», disse o ministro Paulo Macedo aos jornalistas, à margem da cerimónia de tomada de posse do Conselho de Administração do Hospital de S. João.

PUB

O jornal Diário de Notícias noticia hoje que uma criança de dois anos de Braga morreu, em Espanha, à espera de um transplante hepático, cirurgia que Portugal deixou de fazer em Julho.

«Activar um centro de transplantes requer pessoas muito qualificadas e portanto a nossa intenção é que seja criado um e fique em Coimbra», disse Paulo Macedo, acrescentando que não há, neste momento no país, nenhum centro de transplantes pediátricos.

O ministro quis clarificar que o encerramento da unidade para transplantes pediátricos é «anterior à redução dos incentivos», mas escusou-se a explicar porque é que não houve entretanto formação de mais médicos na especialidade de transplantes hepáticos.

«Sobre o que se passou nos anos anteriores não vou falar», adiantou.

Desde o dia 05 de Outubro que Portugal tem em vigor um protocolo com Espanha que permite que as crianças sejam transplantadas no Hospital de La Paz, em Madrid.

O ministro da Saúde preside hoje às tomadas de posse dos Conselhos de Administração dos hospitais de São João e de Santo António (Porto) e está prevista a visita ao Centro Materno Infantil.

PUB

Relacionados

Últimas