Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rui Pedro: MP pede mais de seis anos para Afonso

Relacionados

Procuradora com palavras duras para o arguido

O Ministério Público pediu mais de seis ou sete anos de prisão efectiva para Afonso Dias, que está a ser julgado pelo crime de rapto de Rui Pedro.

«A certeza jurídica que, ouso afirmar, é, neste caso, uma certeza naturalística quase absoluta, de que o arguido foi o autor do rapto de Rui Pedro. Mesmo os mais exigentes terão de render-se à evidência da prova resultante deste julgamento», afirmou a procuradora Eliana Cardoso, esta manhã, durante as mais de duas horas de alegações finais.

PUB

A procuradora do MP destacou o contributo da prostituta Alcina Dias. «Reconheceu o Rui Pedro em todas as fotografias que lhe foram exibidas e reconheceu o arguido não só nas fotografias, como também nesta sala de audiências», acrescentou.

Os ex-colegas da criança desaparecida foram testemunhas essenciais no processo. «Disseram, sem deixar margem para dúvidas, que o Rui Pedro tinha entrado para um Fiat Uno preto. Ora, naquele dia, Afonso Dias, tal como confirmou na reconstituição dos factos, deslocava-se precisamente num Fiat Uno preto. Mera coincidência? Há tantos Fiats Unos pretos... Seria coincidência se o campo do Sr. Lousada fosse à época um local com trânsito automóvel, mas não era. Repetiram à exaustão, em todas as fases do processo, que só viram aquele carro e que o Rui Pedro entrou nele», justificou.

A procuradora não poupou nas palavras duras contra o arguido. «Provou-se que, por meio de astúcia, raptou o Rui Pedro para o levar à prática de actos sexuais com uma prostituta. O arguido agiu desenvolvendo um processo astucioso, habilidoso e apto a convencer uma criança de 11 anos a acompanhá-lo para fora de Lousada, percorrendo de carro uma distância de cerca de 10 quilómetros».

«Quanto aos motivos que o determinaram, são de uma aviltrante baixeza de carácter e de uma imensa ingratidão para com a família de Rui Pedro, particularmente com a mãe, porque o arguido esqueceu-se de quanto ela o ajudou quando ele era apenas um miúdo de rua», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas