Já fez LIKE no TVI Notícias?

Colo do útero: vacina já disponível na Madeira

Relacionados

Ordem dos Farmacêuticos não avança quantidades afirmando terem «quantidade suficiente»

A segunda vacina contra o cancro do colo útero já está disponível nas farmácias da Madeira, confirmou à agência Lusa o responsável pela Ordem dos Farmacêuticos na região.

Paulo Sousa escusou-se a avançar o número de vacinas colocadas à disposição das farmácias madeirense, apontando apenas ser «em quantidade suficiente».

PUB

«Esta vacina é um pouco mais barata do que a outra, mas não é de esperar uma grande afluência para adquiri-la», adiantou.

Salientou ainda que esta tem de ser obrigatoriamente prescrita por um médico e que «as farmácias que pretendam vendê-las podem encomendá-las».

Esta segunda vacina contra o cancro do colo do útero é comercializada pela Glaxo Smith Kline, tem um custo total de 433,23 euros, sendo aplicada em três doses que têm o preço unitário de 144,41 euros.

Para prevenir o cancro do colo do útero, provocado pelo vírus do papiloma humano (HPV), Portugal tem já desde o início do ano em comercialização uma outra marca de vacina, da responsabilidade da Sanofi Pasteur e que custa 481,35 euros, no total das três doses necessárias.

A vacina da Sanofi oferece protecção contra quatro tipos de vírus - 6, 11, 16 e 18 do HPV -, enquanto a vacina da Glaxo protege contra as estirpes 16 e 18 do vírus, responsáveis pela maioria dos casos de cancro do colo do útero e pode ser administrada nas jovens entre os nove e os 26 anos.

Estas vacinas não são comparticipadas em Portugal e têm de ser suportada totalmente pelas mulheres que optam pela sua toma.

Entretanto, o Infarmed (autoridade da farmácia e do medicamento) está a analisar estudos de custo-efectividade, mas a decisão final sobre a comparticipação cabe ao ministro da Saúde.

PUB

Relacionados

Últimas