Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nuvem de cinzas não deverá chegar a Portugal

Relacionados

Espaços aéreos de Irlanda e Escócia encerrados

A aproximação de uma nuvem de cinzas vulcânicas à Irlanda, que originou o encerramento dos voos naquele país, não deverá atingir Portugal, segundo as previsões do Instituto de Meteorologia (IM).

«Até à 01:00, não se prevê que qualquer tipo de cinzas entre na nossa Região de Informação de Voo (FIR)», afirmou o meteorologista Luís Serrano, fundamentando a informação no mais recente modelo numérico recebido pelo IM, na madrugada desta terça-feira.

PUB

Desde as 07:00, que os voos de e para a Irlanda estão cancelados, devido à aproximação de uma nuvem de cinzas vulcânicas, emanadas pelo vulcão islandês Eyjafjöll.

Nuvem de cinzas cancela 14 voos em Porto e Faro

A pluma de cinzas está a afectar os aeroportos de Dublin, Shannon, Galway, Sligo, Ireland West, Donegal, Cork e Kerry, enquanto que na Escócia o espaço aéreo foi igualmente encerrado, nomeadamente as operações a partir de Stornoway, Tiree, Barra e Benbecula, segundo informações divulgadas pela BBC.

O encerramento do espaço aéreo irlandês provocou já o cancelamento de pelos menos 14 voos nos aeroportos de Faro e Porto, segundo informação disponibilizada no site da Ana - Aeroportos de Portugal.

Em declarações à Lusa, Luís Serrano assegurou que a situação está a ser acompanhada pelo IM e que se houver «informação sobre a entrada de cinzas» no espaço aéreo nacional será «desencadeado um processo de emissão de comunicados especiais» para a navegação área.

«Só depois de se confirmar, reconfirmar e até observar que existem cinzas dentro do espaço aéreo é que se emitem os necessários comunicados de alerta», frisou.

«Depois, o procedimento é relativamente simples: os pilotos, tendo conhecimento da situação, pura e simplesmente contornam a nuvem», explicou o meteorologista, referindo-se a uma situação hipotética.

PUB

Relacionados

Últimas