Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crise: «correcção está a demorar mais do que se pensava»

Relacionados

Aumento do preço do petróleo, das taxas de juro e produtos alimentares agravam mais situação

O presidente do BPI, Fernando Ulrich, garante que a correcção para esta crise financeira, que está afectar o mercado mundial, «está a demorar mais tempo do que se pensava».

«O mundo vive desde há um ano uma crise financeira, é a mais grave crise financeira que os mercados ocidentais atravessam nos últimos anos», volta a afirmar o responsável à margem da apresentação do novo portal BPI/Imobiliário.

PUB

Ulrich compara esta situação a um emaranhado de fios e que agora é preciso desbloquear: «É preciso desfiar todos esse fios para que tudo volte ao normal. Neste momento ainda estamos nesse processo, mas já se começam a sentir algumas correcções, que se traduzem, por exemplo, em aumentos de capital», alerta.

Vários choques

Os aumentos contínuos do preço do petróleo e dos produtos alimentares estão, no entender do líder do BPI, a contribuir para acentuar esta crise que se vive no mercado mundial. A agravar está ainda, segundo o mesmo, o aumento das taxas de juro.

«Todos estes choques representam uma combinação de circunstâncias negativas e adversas que tornam ainda mais difícil atravessar este período», referiu.

Para Ulrich, parte da solução está na persistência. «Temos de ter persistência e consciência de que vai demorar tempo. Não existe nenhuma varinha de condão para resolver toda esta situação», alertou.

O presidente da instituição financeira reconhece, no entanto, que «o pior, no sentido da surpresa, já passou e foi no Verão passado. Essa fase já foi ultrapassada mas a execução de programas ainda se mantém», conclui.

PUB

Relacionados

Últimas