Já fez LIKE no TVI Notícias?

Hackers lançam ataque contra epilépticos

Relacionados

Piratas informáticos criaram imagens que afectaram pessoas fotosensíveis

Um grupo de hackers lançou um ataque a um site de informação para doentes epilépticos, provocando danos físicos em muitos dos seus visitantes, noticia a Globo.

O incidente começou no dia 22 de Março, no site da organização norte-americana Epilepsy Foundation. Os piratas informáticos publicaram no fórum do site várias imagens animadas, piscando em alta densidade, que despoletaram ataques epilépticos aos utilizadores fotosensíveis.

PUB

«Várias pessoas foram afetadas», afirmou o director do site, Ken Lowenberg, em entrevista à revista Wired. «No entanto, não sabemos ao certo o número de vítimas. Muitas pessoas podem nem ter voltado a frequentar o fórum após o ocorrido», disse.

Este poderá ter sido o primeiro ataque de hackers a afectar fisicamente as suas vítimas. Segundo a Epilepsy Foundation, a epilepsia é uma doença que afecta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Destas, cerca de 3 por cento são fotosensíveis, ou seja, estão sujeitas a convulsões quando expostas a luzes e imagens intermitentes de grande intensidade.

Há cerca de dez anos atrás, perto de 700 crianças japonesas foram levadas para os hospitais depois de sofrerem ataques epilépticos enquanto assistiam a um episódio da série de desenhos animados Pokémon.

PUB

Relacionados

Últimas