Já fez LIKE no TVI Notícias?

O retrato da Internet em Portugal segundo a Google

Relacionados

Estudo revela os hábitos dos portugueses on-line

Nove em cada 10 utilizadores de internet portugueses usam a internet para pesquisa de produtos e para tomar a decisão de compra de um produto ou serviço. Esta é uma das conclusões de um estudo da Google Portugal, encomendado à TNS, apresentado esta quarta-feira.

O retrato revela, ainda, que mais de 50% dos utilizadores de internet compra on-line após uma pesquisa na internet e 88% dos utilizadores que pesquisam on-line acabam por comprar off-line, o que revela a influência da internet nas compras on-line e off-line.

PUB

De acordo com o estudo da Google realizado no 3º trimestre de 2008, que teve por base 2025 consumidores e 18.062 compras, os sectores de Turismo (54%), tecnologia (42%) e retalho (37%) ocupam o topo das preferências dos portugueses nas compras on-line.

«No actual contexto económico, as pessoas irão passar mais tempo no computador e a fazer mais trabalho de casa antes de gastarem o seu dinheiro. Os consumidores estão a ser mais rigorosos», explicou Paulo Barreto, Country Manager da Google Portugal.

A influência da internet é também visível em outros sectores como o retalho e automóvel em que mais de 40% dos utilizadores fazem pesquisas on-line para se informarem e tomarem contacto com as soluções disponíveis no mercado.

Onde é feita a pesquisa?

Outro aspecto interessante no estudo é o facto do valor das compras on-line revelarem também a importância da presença na internet. Os utilizadores que pesquisam e compram on-line despendem em média 220 euros, enquanto que os que pesquisam on-line e compram offline gastam em média 193 euros. Quanto aos utilizadores que fazem pesquisas offline e compram offline o valor médio cifra-se nos 94 euros.

«Cada vez mais pessoas utilizam a Internet para decidirem as suas compras. A presença das empresas na internet revela-se uma importante oportunidade de negócio. De acordo com dados da ComScore, o Google.pt é o substituir com maior número de visitantes portugueses, tornando-se uma excelente oportunidade para os consumidores compararem as ofertas e para as empresas promoverem os seus produtos na altura em que os consumidores se preparam para comprar», refere Rui Correia Nunes, Industry Leader da Google Portugal.

Finalmente, o estudo revela ainda que quando os utilizadores decidem fazer uma pesquisa on-line, a maior preferência dos utilizadores vai para os motores de pesquisa (86%), seguindo-se os websites de retalhistas (75%) e dos fabricantes (67%), que surgem como soluções alternativas para as pesquisas sobre produtos nos quais estão interessados.

PUB

Relacionados

Últimas