Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jovens europeus já utilizam mais a Net do que a TV

Relacionados

Estudo Mediascope registam crescente influência do online no dia-a-dia

A Internet superou a televisão como o meio de comunicação mais consumido na Europa entre os jovens com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos, durante 2008, conclui um estudo divulgado esta sexta-feira pela Mediascope.

Nesta «idade de ouro» (pela influência que tem no uso da Internet) registam-se valores surpreendentes, que dão uma ligeira vantagem à Net: são 13,9 horas por semana on-line contra 13,7 à frente da TV. 45% admitem que já não conseguem viver sem Internet, enquanto apenas 27% tem o mesmo sentimento em relação à televisão.

PUB

Para além disso, 86% destes jovens têm acesso a ligações de banda larga e metade à rede wireless. Em relação ao estudo de 2004, regista-se um crescimento de 45% no tempo gasto on-line. Entre os 25 os 34 anos o principal motivo de utilização da Internet é a consulta do e-mail (81%), notícias (61%), banco/finanças (55%) e redes sociais (49%).

O estudo também afirma que na Europa, em termos gerais 60% da população liga-se à Internet uma média de 12 horas por semana, 51% costuma surfar ao fim-de-semana e 55% todos os dias, segundo esta pesquisa da Mediascope, que analisou dados de 9025 pessoas provenientes de dez países (Alemanha, Espanha, França, Reino Unido, Dinamarca, Itália, Suécia, Bélgica e Noruega).

Rádio em crescendo

Em relação à utilização dos outros meios, registou-se um crescimento da rádio, com 75% a confirmarem que a ouvem (13,2 horas por semana). No entanto, este dado é influenciado pelo recente uso massivo da tecnologia DAB (rádio digital). Cinquenta por cento admitiu que muitas vezes está on-line ao mesmo tempo que ouve rádio.

PUB

Os jornais, por seu lado, registam uma queda nas preferências. 72% lêem todas as semanas, mas apenas gastando 4,9 horas durante a semana, o que é o nível mínimo de sempre. Aliás, 59% preferem ler as notícias on-line.

No que se refere ao telemóvel, 19% usa-o sem fazer qualquer chamada de voz, transformando-o em dispositivo para conversação no Messenger, visitar o e-mail ou utilizar redes sociais. 30% usam o bluetooth, 15% o e-mail, 10% vêm sites, 7% o Messenger, 6% vêm filmes ou tv e 3% vão às redes sociais.

O Mediascope chega a breves ideias concretas: wireless; online diariamente, mas também aos fins-de-semana; mais conteúdos media online; mais mulheres; mais compras na Internet.

PUB

Relacionados

Últimas